Cultura é tudo!

Artigos Artigos 17 Agosto / 2017 Quinta-feira por Time Bela

Sempre aprendi em cursos e na faculdade que era muito importante fazer avaliações de desempenho semestrais ou, sendo muito ousado, trimestrais, para aí sim dar os feedbacks e montar um PDI (plano de desenvolvimento individual). Isto é uma ideia ultrapassada - percebi que hoje as avaliações precisam ser praticamente diárias e os feedbacks também; resolve o problema enquanto está quente e sem essa de ser muito formal e cheio de politicagem, fala de igual pra igual, sempre visando como atingir o melhor resultado possível.

Os feedbacks não precisam ser passados pelo RH, gerente ou chefe de alguma coisa - todos podem dar e a hora que sentirem a necessidade. Mas aí vem o ponto mais importante: tudo isto precisa estar alinhado a cultura da empresa, com as atitudes muito bem alinhadas do que queremos e esperamos, o que sem dúvida é a alma de qualquer negócio. Ouvi uma frase do meu grande amigo e CEO da empresa que dizia assim: “Cara, temos que aproveitar todos os momentos para falar sobre a cultura da empresa - olha o exemplo das igrejas, existem há milhares de anos, mas todo o domingo precisamos reforçar nossa fé.”

Estou aprendendo a cada dia que um excelente ambiente de trabalho e pessoas felizes com o que fazem é o que move o mundo, o que traz resultado, o que empurra a humanidade. Precisamos nos dar bem com os nossos colegas, saber ouvir, ensinar e aprender todos os dias, mais olho no olho e menos politicagem, menos hierarquias e mais mão na massa, menos problemas e mais soluções.

Fernando Pante é o autor deste artigo. Fernando é O cara de gente dentro da Bela.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes