29ª Festa da Colônia de Gramado inicia dia 1º de maio

O tradicional evento acontece no ExpoGramado, de 1º a 19 de maio, e busca celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos.

Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é sempre devidamente embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos, que se apresentam no palco principal, e tem expectativa de público calculada em 300 mil visitantes durante os 19 dias do evento. Durante a apresentação da Festa que aconteceu no Restaurante Sabor Rural, o Secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, ressaltou o empenho da Prefeitura na realização do evento. “”Nosso empenho é grande para uma grande festa”, disse. O Secretário comentou que existem no interior de Gramado cerca de 65 Agroindústrias que tem na festa a sua grande vitrine. “Mais de 40 já estão com todos documentos regularizados”, destacou Meneguzzo. Para Sandro Bazzan, que integra a Comissão de Infraestrutura da Festa, “conseguimos trazer em cada um o espírito comunitário da Festa”, disse ele. Já o Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, destacou que tem o compromisso de fazer uma grande Festa. “Estamos todos empenhados em mais promover um grande evento, melhor que já foram os anteriores, e vamos fazer, é emocionante ver todo este envolvimento comunitário” destacou o dirigente.

ATRAÇÕES

Entre as inúmeras atrações do evento destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo oito famílias do interior de Gramado. O Caffè Della Nonna, apresenta uma casa do interior estruturada ao lado servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Foss da Linha Bonita. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. Para degustar as iguarias, o almoço ou janta custa R$ 35,00 por pessoa. E a Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas Agroindústrias e famílias que proporcionam mais qualificação na apresentação dos produtos.

Nos Jogos Rurais, mais uma vez a tradicional competição da Festa com grandes disputas onde acontecem os jogos de bocha masculina e feminina, canastra, 3 Setes e o torneio de cartas ‘66’.

Vale lembrar também a expectativa pelo tradicional Desfile Cultural de Carretas na principal avenida da cidade através de diversos carros puxados por bois conduzidos orgulhosamente pelos colonos. A organização espera a participação de 30 carretas. Os desfiles aconteces nos sábados dias 11 e 18 de maio, entre a ExpoGramado - sede do evento - até o centro de Gramado.

Outra atração esperada da Festa será a Escolha das Soberanas da Festa da Colônia para o período de 2020/2021. O momento especial de grande expectativa está programado para o sábado, dia 18 de maio, após o Desfile de Carretas, no Espaço Pró Cultura LIC-RS na ExpoGramado.

A Corte atual da Festa da Colônia é formada pela Rainha Aline Wiltgen da localidade do Campestre do Tigre e pelas princesas Mariana Marcon da Linha Araripe e Giovana Marcon da Linha Bonita.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo da ExpoGramado a Feira Feito em Gramado.



29ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 1º a 19 de maio de 2019.

Fechado nas segundas.

Terças, quartas, quintas e domingos das 10h às 22h.

Sexta, sábado e domingo das 10h às 23h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Clique aqui e faça sua reserva on-line

Museus, Parques, Tours, já sabe onde ir? Clique e compre seu ingresso.