Santuário de Caravaggio de Canela promove duas romarias no próximo fim de semana

O Santuário de Caravaggio de Canela sediará as duas principais atividades da 59ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, no próximo fim de semana.

Milhares de jovens das paróquias que compõem a Diocese de Novo Hamburgo estarão em Canela, no próximo sábado, 25, para participar da Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude. Farão o percurso, a pé, da Igreja Matriz, até o Santuário, caminhando por 7km, com orações e cânticos preparados pelos próprios jovens, com coordenação do padre canelense Ezequiel Herold, que é coordenador da Jornada Diocesana da Juventude . Muitas atrações farão parte deste dia no Santuário, todas voltadas a juventude, sendo que o encerramento das atividades se dará com o esperado show da Irmã Carmelita Ana Paula, às 15h30. Neste dia muitos grupos de várias cidades do Estado se organizam para participar do evento e curtir o dia no Santuário.

A Romaria a Pé, a principal do evento, feriado em Canela, 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, reúne milhares de fiéis. Muitas pessoas das cidades vizinhas como Gramado e São Francisco de Paula saem ainda de madrugada a pé de seus municípios em direção ao local abençoado. Agradecer por graças alcançadas, pedir proteção, trabalho e saúde e pagar promessas feitas a Maria de Caravaggio é o que mais motiva os romeiros. Crianças vestidas de anjo, pessoas de pés descalços, outras que carregam velas enormes e até alguns, com pesadas cruzes, símbolo do cristianismo, são imagens comuns nesta romaria. Muitas pessoas também, ao chegarem no Santuário sobem de joelhos a escadaria até o Monumento da Prece.

Na chegada ao Santuário, a Banda Marcial CIEP abrirá caminho para a entrada da imagem peregrina Maria de Caravaggio enquanto uma salva de foguetes irá anunciar a sua chegada.

Enquanto os romeiros se aproximam dos Monumento da Prece, onde será celebrada a Missa Campal, uma grande surpresa irá emocionar a todos. Às 14h30 o Padre Ezequiel Dal Pozzo fará show e logo após, participará do encerramento do evento, que se dará com uma Missa Campal.

As romarias dos Jovens e a Pé saem da Igreja Matriz às 8h, em direção ao Santuário de Caravaggio de Canela e, o Bispo D. Zeno Hastenteufel, vários padres e diáconos permanentes já confirmaram presença nas romarias deste fim de semana.

Em todos os dias do evento, a gastronomia contará com restaurante de comida caseira, churrasco e galeto para as famílias que preferem fazer piquenique no parque, lanches, doces e, o tradicional pastel de massa caseira, que sempre é o mais procurado.

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste mês, no Santuário, que recebe devotos não só nos dias de romaria.

A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.