Melhores sucos de uva brasileiros serão premiados na Wine South America

Concurso busca reconhecer as qualidades e estimular o consumo da bebida. Vencedores serão divulgados no primeiro dia da feira internacional, em 25 de setembro

Com características únicas, que vão além da cor, do aroma e do sabor, o suco de uva é gostoso e nutritivo e promove diversos benefícios à saúde, comprovados por pesquisadores de todo o mundo, que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a melhora na cognição e auxílio na redução de peso. As inúmeras qualidades do produto rico em polifenóis serão destacadas de forma inédita na Wine South America, principal feira profissional do setor vitivinícola da América Latina, que ocorre entre 25 e 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

A Wine South America promove o Concurso Melhores Sucos do Brasil, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho. Até o dia 22 de agosto, cada empresa expositora poderá inscrever seus produtos entre as três categorias da premiação: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. Para participar, é necessário que as bebidas estejam disponíveis ao mercado consumidor e que tenham estoque mínimo de 500 litros. O regulamento do concurso, métodos de avaliação e detalhes do envio de amostra estão disponíveis no site oficial da feira, na aba Programa:www.winesa.com.br/site/2019/pt/melhores-sucos.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, explica que o segmento vem ganhando importância, tanto no contexto mercadológico quanto na atividade vitícola. Ele lembra da contribuição da instituição, ao longo dos mais 40 anos de pesquisas para melhoramento genético, para a criação de uvas americanas e híbridas.

"O concurso oportuniza uma maior visibilidade para a produção, ao mesmo tempo em que se projeta como negócio e evidencia também a ciência e a tecnologia com elementos que alavancam a competitividade brasileira na categoria", salienta Protas.

O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia da Wine South America (25 de setembro), às 15h, no auditório Wine Conference, no Pavilhão da Fundaparque. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, às 18h, uma masterclass com as bebidas vencedoras, no espaço Wine Tasting, também na própria feira.

Oscar Ló, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), lembra da relevância da categoria para a cadeia vitivinícola brasileira, por absorver metade da matéria-prima cultivada, e que vem se consolidando como um dos carros-chefes do setor, com média de crescimento anual de mais de 40%.

"Fechamos 2018 novamente com alta nas comercializações de sucos de uva prontos para consumo, com mais 140 milhões de litros negociados, um acréscimo de 30% frente ao ano anterior, e para este ano nossa aposta é crescer mais 20% nas vendas da categoria. Além da preferência dos brasileiros pelo sabor uva, o suco vem ganhando cada vez mais espaço pela questão da saudabilidade, além de ser um produto que pode ser consumido por toda família", aponta o presidente do Ibravin.

Ló reforça, ainda, que a Wine South America é uma ótima oportunidade para que compradores do Brasil e do Exterior conheçam sucos de uvas tintos, brancos e rosés nacionais e os incluam em seus portfólios. O Rio Grande do Sul responde por 90% da elaboração da bebida no país.