Colheita e pisa de uvas na programação do Veraneio da Vindima

O nome Veraneio da Vindima é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno e saudável.

O final da tarde da última sexta-feira, 17 de janeiro, foi especial em Garibaldi. A abertura oficial do Veraneio da Vindima marcou a colheita e pisa da uva, além de apresentar a programação para o verão na Capital do Espumante. O evento foi realizado na Osteria Della Colombina (Estrada do Sabor), no interior do município.

O nome é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno e saudável.

No evento, os presentes foram saudados pela anfitriã e presidente da Estrada do Sabor, Odete Bettu Lazzari, que falou da alegria de vivenciar este momento tão importante para os agricultores e celebrar mais uma safra da uva. O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi e o prefeito Antonio Cettolin destacaram em seus pronunciamentos a relevância do período da colheita para Garibaldi, tanto no aspecto histórico e cultural quanto no aspecto econômico.

Posteriormente, foi feita a apresentação do vinho produzido no evento de abertura da Safra da Uva 2019, em que os presentes foram convidados a fazer a pisa da uva.

Na sequencia foi realizada a colheita das uvas nos parreirais da propriedade e a pisa, inicialmente feita pela soberana da Fenachamp 2019, rainha Aline Bortolini. Autoridades, convidados e turistas também aproveitaram o momento para vivenciar a experiência da pisa de uvas. Ao final, uma confraternização com degustação de espumantes, vinhos e o tradicional “merendim” reuniu os presentes.

A programação, que integra o Veraneio da Vindima, contempla ofertas gastronômicas, festas locais, desfile temático e demais atrações até o dia 14 de março.