Turismo Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
22°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 24/09/2006* - 23:24, domingo.por oficinadashortensias
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 8 anos e 2 meses!
As diversas manifestações nas artes visuais
Desenho, história em quadrinhos, pintura em tela, esculturas, cinema e contemporaneamente, a arte digitalizada, entre outras tantas, são manifestações de artes visuais. Para conhecer um pouco de todas, vamos rapidamente descrevê-las.

Desenho:

A primeira de todas as manifestações artísticas e a mais elementar. Na história da humanidade, antes mesmo de representar a realidade pela escrita, os homens desenhavam. As primeiras expressões artísticas são desenhos: os desenhos das cavernas. Podemos dizer que o desenho vem antes de todas as coisas que o homem produz: roupas, sapatos, casas, aviões, automóveis, aparelhos eletrônicos...
O desenho é a matriz de outras formas de expressão visual que tem como base um esboço: a pintura, gravura, escultura. Nem sempre o desenho é figurativo, ele pode até ser uma abstração. Há diversas técnicas e diferentes tipos de desenho, dependendo do material que é usado, do tema, do objetivo.

Bico-de-Pena:
A técnica do desenho a Bico-de-Pena é muito antiga. Na Idade Média os monges começaram a difundir este tipo de desenho que era feito com um instrumento de bambu ou a pena de ganso. No renascimento esta técnica foi muito apreciada. A tinta tradicional é o nanquim preto, embora se possa usar também os coloridos. O desenho baseia-se no uso criativo e primoroso do ponto e da linha. Em suas infinitas variações, cruzamentos, combinações, o ponto e a linha criam formas, relevos, texturas, tonalidades, luz e sombra.

História em Quadrinhos:

O desenho é a base da história em quadrinhos. Nessa forma de expressão, o artista trabalha com narrativa, seqüência, continuidade e movimento. A história em quadrinhos é uma manifestação moderna, pois surgiu a partir da revolução industrial e o progresso técnico que permitiu a impressão e a distribuição de revistas em larga escala. Essas histórias surgiram primeiro em jornais, em tiras, para atrair mais leitores.
Por volta de 1930 surgiram as revistas exclusivamente de histórias em quadrinhos e os heróis americanos se tornaram conhecidos em todo o mundo. Hoje, são os japoneses que fazem sucesso. O artista gráfico usa uma variedade imensa de recursos e artifícios no seu trabalho: enquadramento, perspectiva, efeitos de luz e sombra, movimento, expressões faciais e corporais para seduzir o leitor e evitar a monotonia.

Pintura:

A pintura é o ramo da arte visual que com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista. Tudo começou a mais de 40.000 anos antes de Cristo. Pode-se dizer que desde as cavernas o ser humano produz pinturas. Na pré-história a tinta era conseguida a partir de ossos, madeiras, pedras terra, minérios que transformados em pó e acrescidos de água ou gordura animal, transformavam-se em tintas para pintura.
Durante muitos séculos os templos, os palácios e as casas eram decoradas com pinturas feitas de pigmentos misturados à argamassa fresca e úmida, daí os afrescos. Do século V até o século XVI, na Europa, o pigmento retirado dos elementos da natureza era misturado com gema de ovo e água para obter a tinta conhecida como têmpera.
No início do século XV, os pintores começaram a misturar os pigmentos a óleo de linhaça, oportunizando assim uma demora maior na secagem e possibilitando ao artista retocar seu trabalho. Além do pincel, os pintores passaram, pouco a pouco, a usar a espátula e os trabalhos começaram a apresentar texturas diferentes: com relevo e excesso de tinta. Hoje encontram-se no mercado diversos tipos de tintas, pincéis, espátulas e superfícies próprias para a pintura, desenvolvidas tecnologicamente e possibilitando ao artista uma maior liberdade para trabalhar com materiais diferentes e técnicas diversas.

Artigo retirado do livro: "Explicando a Arte" - Pág. 74 a 84
Próximo capítulo: "Gravura - Forma em três dimensões: Fotografia-Cinema-Televisão e Arte Digital"
Ter Estilo é uma Arte
Hotel Casa da Montanha

Transfers, passeios, tours.
Gramadosite

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

Venha conhecer a Cervejaria do Farol
Cervejaria do Farol

Restaurante especializado em Caças
La Caceria Restaurante

   
 web_1827239   (1907 dias atrás)
ameiiiii saber mais sobre a cultura da arte me ajudo muito em pesquisas beijo
 web_2894572   (1110 dias atrás)
obrigada pela ajuda este set è otimo,bjs
 JENYFFER PACHECO   (1041 dias atrás)
ESSE TEXTO E MUITO LEGAL AI EU AMEI ESSE COMENTARIO E PRA VER E SE ENTERESSAR SOBRE A ARTE .






Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br