Turismo Informação Hotéis e Tarifas INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
11°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 24/09/2006* - 23:24, domingo.por oficinadashortensias
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 7 anos e 11 meses!
As diversas manifestações nas artes visuais
Desenho, história em quadrinhos, pintura em tela, esculturas, cinema e contemporaneamente, a arte digitalizada, entre outras tantas, são manifestações de artes visuais. Para conhecer um pouco de todas, vamos rapidamente descrevê-las.

Desenho:

A primeira de todas as manifestações artísticas e a mais elementar. Na história da humanidade, antes mesmo de representar a realidade pela escrita, os homens desenhavam. As primeiras expressões artísticas são desenhos: os desenhos das cavernas. Podemos dizer que o desenho vem antes de todas as coisas que o homem produz: roupas, sapatos, casas, aviões, automóveis, aparelhos eletrônicos...
O desenho é a matriz de outras formas de expressão visual que tem como base um esboço: a pintura, gravura, escultura. Nem sempre o desenho é figurativo, ele pode até ser uma abstração. Há diversas técnicas e diferentes tipos de desenho, dependendo do material que é usado, do tema, do objetivo.

Bico-de-Pena:
A técnica do desenho a Bico-de-Pena é muito antiga. Na Idade Média os monges começaram a difundir este tipo de desenho que era feito com um instrumento de bambu ou a pena de ganso. No renascimento esta técnica foi muito apreciada. A tinta tradicional é o nanquim preto, embora se possa usar também os coloridos. O desenho baseia-se no uso criativo e primoroso do ponto e da linha. Em suas infinitas variações, cruzamentos, combinações, o ponto e a linha criam formas, relevos, texturas, tonalidades, luz e sombra.

História em Quadrinhos:

O desenho é a base da história em quadrinhos. Nessa forma de expressão, o artista trabalha com narrativa, seqüência, continuidade e movimento. A história em quadrinhos é uma manifestação moderna, pois surgiu a partir da revolução industrial e o progresso técnico que permitiu a impressão e a distribuição de revistas em larga escala. Essas histórias surgiram primeiro em jornais, em tiras, para atrair mais leitores.
Por volta de 1930 surgiram as revistas exclusivamente de histórias em quadrinhos e os heróis americanos se tornaram conhecidos em todo o mundo. Hoje, são os japoneses que fazem sucesso. O artista gráfico usa uma variedade imensa de recursos e artifícios no seu trabalho: enquadramento, perspectiva, efeitos de luz e sombra, movimento, expressões faciais e corporais para seduzir o leitor e evitar a monotonia.

Pintura:

A pintura é o ramo da arte visual que com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista. Tudo começou a mais de 40.000 anos antes de Cristo. Pode-se dizer que desde as cavernas o ser humano produz pinturas. Na pré-história a tinta era conseguida a partir de ossos, madeiras, pedras terra, minérios que transformados em pó e acrescidos de água ou gordura animal, transformavam-se em tintas para pintura.
Durante muitos séculos os templos, os palácios e as casas eram decoradas com pinturas feitas de pigmentos misturados à argamassa fresca e úmida, daí os afrescos. Do século V até o século XVI, na Europa, o pigmento retirado dos elementos da natureza era misturado com gema de ovo e água para obter a tinta conhecida como têmpera.
No início do século XV, os pintores começaram a misturar os pigmentos a óleo de linhaça, oportunizando assim uma demora maior na secagem e possibilitando ao artista retocar seu trabalho. Além do pincel, os pintores passaram, pouco a pouco, a usar a espátula e os trabalhos começaram a apresentar texturas diferentes: com relevo e excesso de tinta. Hoje encontram-se no mercado diversos tipos de tintas, pincéis, espátulas e superfícies próprias para a pintura, desenvolvidas tecnologicamente e possibilitando ao artista uma maior liberdade para trabalhar com materiais diferentes e técnicas diversas.

Artigo retirado do livro: "Explicando a Arte" - Pág. 74 a 84
Próximo capítulo: "Gravura - Forma em três dimensões: Fotografia-Cinema-Televisão e Arte Digital"
Ter Estilo é uma Arte
Hotel Casa da Montanha

Transfers, passeios, tours.
Gramadosite

FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

Fique Bem! Fique no Centro!
Hotel Glamour da Serra

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

Sopas para as noites de Gramado
Casa das Sopas

   
 web_1827239   (1796 dias atrás)
ameiiiii saber mais sobre a cultura da arte me ajudo muito em pesquisas beijo
 web_2894572   (999 dias atrás)
obrigada pela ajuda este set è otimo,bjs
 JENYFFER PACHECO   (930 dias atrás)
ESSE TEXTO E MUITO LEGAL AI EU AMEI ESSE COMENTARIO E PRA VER E SE ENTERESSAR SOBRE A ARTE .






Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br HOTEL EM GRAMADO RESTAURANTES EM GRAMADO