Celebração de 20 anos do curso de Direito promete várias atividades na UCS Hortênsias

A UCS Hortênsias prepara uma grande celebração neste ano de 2020 em que o campus comemora duas décadas de implantação do bacharelado em Direito no campus em Canela, na Serra gaúcha.

Conforme o coordenador do curso, professor e advogado Guilherme Drago, várias atividades estão previstas, como aula magna, palestras, viagens de estudos e sessões externas de julgamento de tribunais.

O curso de Direito trilhou um caminho de significativa importância nestes 20 anos. Na Região das Hortênsias e no Vale do Paranhana, são inúmeros os egressos oriundos de pelo menos. 11 municípios – muitos dos quais com carreiras profissionais de destaque, além de tantos outros conquistando espaço nas mais variadas carreiras oferecidas no meio jurídico.

Além da graduação em Direito, o campus em Canela conta com mestrado na área Ambiental. Para 2020, surge como opção a pós-graduação lato sensu em Direito das Famílias na Contemporaneidade. "Estamos verificando a possibilidade de oferecer uma pós na área do Direito Penal", complementa o professor e coordenador do bacharelado, Guilherme Drago.

Quanto aos cursos de aperfeiçoamento, qualificações são constantemente disponibilizadas não somente a acadêmicos como a profissionais, nas áreas de Direito do Trabalho, de Família, Previdenciário, de Trânsito e Processo Civil. Também há cursos ministrados em inglês, que facilitam a inserção dos estudantes em atividades no Exterior. Inclusive a UCS possui vários convênios assinados com diversas universidades estrangeiras, na medida em que um dos pilares da instituição é justamente a internacionalização.


SAJU: TRAÇO COMUNITÁRIO DA UCS

"O bacharelado em Direito na UCS Hortênsias marcou, marca e marcará de forma indelével as comunidades que constituem a região. O acesso à Justiça é uma preocupação de toda a sociedade contemporânea, e a Universidade, na sua essência de 'ser uma universidade comunitária', não poderia deixar de disponibilizar a formação profissional em Direito", diz a diretora do campus, Margarete Lucca.

Segundo a professora, a formação dos futuros bacharéis completa-se com a inserção dos acadêmicos na comunidade. Por isso, no bacharelado em Direito funciona o Saju (Serviço de Assistência Jurídica), onde os acadêmicos prestes a concluir a graduação realizam estágio supervisionado por professores e atuam em favor de pessoas socialmente vulneráveis, garantindo-lhes acesso à Justiça.

O Saju de Canela funciona no próprio campus, enquanto o de Gramado está instalado na Secretaria de Assistência Social. Em 2019, por exemplo, foram atendidas 1.076 pessoas dos dois municípios, que nada gastaram para ingressar na Justiça. Se contabilizados os 20 anos da implantação do curso de Direito, o número de atendimentos, contabilizando as duas unidades, passa de 17 mil.