42º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Turismo Informação Hotéis e Tarifas Atividades Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
11°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

/ Cultura
Ovídio Hillebrand
Texto publicado em 18/12/2005* - 22:35, domingo.por Ovídio Hillebrand
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 8 anos e 7 meses!
ORTOGRAFIA BRASILEIRA. Os acentos gráficos.
Observação: A grafia correta foi propositadamente ignorada devido ao tema comentado.

Pela praticidade, deveria a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS decretar urgentemente a abolição da acentuação gráfica das palavras. Analisando bem os acentos, chega-se a conclusão da sua total inutilidade além de ser um estorvo na hora (ora) de escrever, especialmente em máquina de escrever e hodiernamente (odiernamente) digitar em computador. Noto neste instante que ao escrever sem acento o computador, que está programado para a grafia correta, sublinha em vermelho estas palavras. Claro, sendo assim, ninguém mais erra ...Mas o erro indicado deverá ser corrigido: mais um transtorno! Digitar tudo de novo! Minha primeira razão a dizer da inutilidade dos acentos é justamente a quantidade de “clickes” que devemos fazer ao digitá-las. É uma verdadeira irritação! Exemplo (esemplo): Áquele a quem interassar possa....Para escrever "À" temos que fazer quatro movimentos no teclado...Não é preguiça, não! É ser inteligente e prático (prático) nos dias de hoje quando temos muita outra coisa boa, útil e necessária a fazer. Até para divertir-se. O lazer apos o trabalho estafante (conseguiu ler após?...Ainda falta hábito...).
Afinal, por que os acentos gráficos? Para saber onde acentuar ao falar? Ridículo!!! Ao falar todos sabemos...porque aprendemos desde crianças...Então por que acentuar na escrita?! Só para os estrangeiros é bom. Mas e as línguas que não usam acentos?...Para diferenciar certas palavras aprendi na escola...Diversas vezes a Academia Brasileira de Letras executou tímidas reformas ortográficas. ( esecutar...esaminar...z...esportar ...exportar....Ah! Estes X e Z e S !!!) Tem que fazer muitas reformas ainda! Ou uma só, de vez!!! Mas total! Ou vão deixar como está para martirizar a juventude nos vestibulares?! E em toda vida escolar fazer os jovens decorar regras, porquês da acentuação...paroxítonas, oxítonas....terminadas em "a" e "i", "o" e "u"...seguidas ou antecedidas por vogal, consoante sonora, muda ou.....”. As proparoxítonas tem o privilégio de carregarem um acento, as paroxítonas não! Por que esta discriminação?...Ah! Que coisa do arco da velha! “Arco do que? Ah! Os jovens não conhecem esta blasfêmia! Mas os letrados da Academia sim...Quando inventaram os acentos, não havia computador, nem internet. Eles não tinham outra coisa a fazer a não ser brincar com letrinhas...Devem ter passado meses (mês leva...meses não leva...pôxa , pocha, vou saber por que?!!! ) Devem ter passado meses até chegar a uma conclusão, pois deve ter havido (avido) grupos de outra opinião. Bicicleta leva acento? Não leva, diziam uns, porque é paroxítona terminada em “ta”...Um mais brincalhão interveio e argumentou: leva sim, porque sem acento não dá para andar....rrss. Oba! Meu "computer" sublinhou "rrss". Deve estar errado...Mas não! Está certíssimo! É a nova grafia brasileira da língua portuguesa que se lê : Risos! Linguagem “updated” da era da informática....Mais uma razão para oficializar a ortografia quanto antes, senão os letrados chegam depois do povo que é quem cria os idiomas.
Quando analiso a questão com meus alunos escrevendo a prática sem acento, alguns dizem: “Ah! Mas então fica pratíca (í)! Não. O "i" também não terá acento! Ao falar, acentuar-se-a como sempre, sem ver o acento...

O precioso tempo despendido no estudo e “decoreba” destas coisas nos 11 (onze) anos de escola antes da Faculdade poderia ser aproveitado para treinar, ensaiar a ler e escrever, arte que muitos vestibulandos e universitários não sabem fazer tão bem assim...E as outras ciências, matemática, física, química, biologia, informática, e centenas de outras disciplinas extracurriculares mais úteis que os jovens querem e precisam estudar.
Outra razão da inutilidade dos acentos são os idiomas que não tem nenhum ou raros acentos. O inglês não tem nenhum.Tem a grande dificuldade de ter letras que não se pronunciam ou se pronunciam de muitas formas. Exigiria uma grande reforma. O italiano já é mais prático; só tem alguns acentos oxítonos (perché, città, amistà) apesar de terem palavras com acentuação tônica bem estranhas para nós, como: "Io mi occupo = óccupo. Questo significa = signífica: isto significa." Tudo sem acento...Aprende-se, fala-se e escreve-se corretamente, sem outras “decorebas”...
Transfers, passeios, tours.
Gramadosite

PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

Apenas os pássaros tinham essa vista
Observatório Ecológico

Hotel Sul Serra
Sul Serra Hotel

   
Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br HOTEL EM GRAMADO RESTAURANTES EM GRAMADO