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/ Cultura
David Iasnogrodski
Texto publicado em 04/09/2009* - 09:12, sexta-feira.por David Iasnogrodski
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 4 anos e 10 meses!
5770 – Feliz Ano Novo Judaico
5770 – Feliz Ano Novo Judaico
Estamos em pleno setembro.

Mês das comemorações farroupilhas, mas também é a época das celebrações do ano novo judaico.

Quando aparecer a primeira estrela na noite de 18 de setembro (sexta-feira) e durante os dias 19 e 20 de setembro (Data das comemorações da Revolução Farroupilha), os judeus de todo o mundo e seus descendentes estarão celebrando, junto às sinagogas, a chegada do novo ano judaico. Existem certos métodos e tradições que são básicos na observância do Rosh Hashaná, e assim fazem parte de quase toda a celebração. Os serviços litúrgicos nas sinagogas são mais longos do que os realizados por ocasião da espera do Shabat (sábado). Iniciam nos primeiros horários da manhã e vão até o final da tarde. É utilizado um livro de orações especial, denominado de Machzor.

Estes dias de celebrações não são apenas ocasiões de alegria, mas dias dedicados à orações. O “Rosh Hashaná” é também denominado de “Yom Hazicaron” (Dia da Memória), quando todas as criaturas são julgadas pelo Criador de acordo com seus méritos.

A seriedade e a solenidade que marcam estas comemorações do “Rosh Hashaná” (em hebraico significando cabeça do ano), assumem na vida de cada indivíduo judeu uma expressão muito importante: são os dias temíveis – “Iamim Noraim” em hebraico.

Estes dias decorrem desde a chegada do novo ano até o Dia do Perdão – “Yom Kipur” – neste ano de 2009 inicia no entardecer de 27 de setembro – domingo - com a reza intitulada Kol Nidrei, e durante todo o dia 28 de setembro. Estes dias são considerados de ampla penitência e de grandes orações.

Em contraste com as celebrações do novo ano que caracterizam os diferentes povos, o ano novo judaico é celebrado numa atmosfera de santidade e alegria, marcada pela renovação dos vínculos espirituais entre a alma do homem e Deus. Nas orações, a Paz Universal (Shalom na língua hebraica) faz parte integrante do ritual litúrgico. É um tempo de grandes reflexões a respeito dos erros cometidos, e de decidir perante Deus não repetí-los no próximo ano.

Os pais fazem questão de levar as crianças nas sinagogas para que os mesmos aprendam as tradições judaicas. Normalmente, há traduções do hebraico para o português das orações para aqueles que não são muito familiarizados com o hebraico.

Em Porto Alegre, assim como em todo o Brasil, as sinagogas estarão de portas abertas, para receber integrantes da comunidade judaica e amigos. Nestas comemorações do ano novo (Rosh Hashaná) e do Dia do Perdão (Yom Kipur) soa o toque do “shofar” ( instrumento confeccionado com o chifre de um carneiro), que possui o seguinte significado: “os adormecidos devem despertar e questionar suas ações e arrependimentos” – Maimônides. O shofar é tocado enquanto são realizadas as orações. Existem maneiras específicas de tocar o shofar, normalmente guiados pelo rabino ou guia espirtual. O som do shofar é como de uma trombeta. Serve para agitar a alma de todos os judeus. Serve para acordar o povo judaico para a onipresença de Deus. Serve para receber a piedade divina através da oração e do arrependimento.

Como curiosidade podemos dizer que o ano novo judaico não é comemorado no primeiro mês do ano. Estas comemorações são realizadas no mês de Tishrei – sétimo mês no calendário judaico. Isso pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná é comemorado no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que na Torá (cinco livros de Moisés) o mês de Nissan é o primeiro do ano, para enfatizar a importância histórica da libertação dos judeus do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês.

Outra curiosidade: Nos jantares de Rosh Hashaná, onde é reunido a família e amigos da família, para expressar a importância da ocasião, é costume arrumar a mesa do jantar com linho e louças novas. É costume, durante o jantar, mergulhar maçãs no mel, desejando assim “um ano novo e doce”.

De acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou seja: Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por esse motivo as celebrações do ano novo judaico são realizadas nesta época.

Geralmente, durante o Rosh Hashaná, os judeus dizem uns aos outros “que você seja inscrito e selado no Livro da Vida”. Para esta festividade, há várias saudações: L’shaná tová tikatevu – significando “possam vocês serem inscritos para um bom ano”. Outra: L’shaná tová tikatevu v’techateimu – significando “ possam vocês serem inscritos e selados para um bom ano”.

O cumprimento mais tradicional entre as pessoas, para estas solenidades, é “Shaná Tová” – significando literalmente Bom Ano, e é o que desejo a todos vocês. Shaná Tová!
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