Ingressos Temporada de Natal
Turismo Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
19°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 08/02/2005* - 18:15, terça-feira.por Marília Daros
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 9 anos e 8 meses!
Danças de Entrudo - Um pouco das danças de Carnaval
Danças de Entrudo - Um pouco  das danças de Carnaval
Festa de São João em Angra do Heroismo, Açores, cidade irmã de Gramado, com um dos cordões das freguezias que dançam nas festas de entrudo. Um espetáculo à parte nas ruas de Angra.
O Carnaval é uma época consagrada aos divertimentos e folias, cujas origens se perdem nas civilizações egípcia e romana. Nos nossos dias, antecede a Quaresma, mais precisamente, a preceder a quarta-feira de Cinzas, sendo os dias mais festejados, os chamados “dias gordos”, ou seja, o domingo, a segunda e a terça feira. Como estamos comemorando o Carnaval, que tal saber como o Carnaval é vivenciado pela etnia açoriana ?
Antigamente, o Carnaval, também chamado de Entrudo, era muito festejado nos Açores, especialmente nas comunidades menores. Até mais festejado que o Natal. As casas dos lavradores tinham as mesas fartamente recheadas com as iguarias da época, que é o inverno europeu, como: filhós de panela ( roscas fritas ) , melassadas ( mal assadas roscas feitas a mão e fritas ) , fatias fritas ( pão frito com cobertura de açúcar e canela ),fatias douradas, bolos secos, figos em passas, fôfas, aguardentes, angelica ( cachaça de uva ) e licores caseiros. Um porco era morto para terem mais fartura naqueles dias festivos. Todos se divertiam usando uma máscara para cobrir o rosto ou disfarçando-se nos mais extravagantes trajes, numa completa transformação de personalidades e formas físicas. Haviam jogos carnavalescos, assaltos alegres nas casas, bailes e as danças de entrudo que eram manifestações de cultura popular enraizada em seu meio.
Estas danças remontam ao século XVI , especialmente na Ilha Terceira , uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores e devem ter sido introduzidas pelos primeiros povoadores. No século XVII, com as dificuldades criadas para a cultura da cana nas ilhas, muitos donos de engenhos, mestres e alguma mão-de-obra especializada, transferiram-se para o Brasil, dando origem a muitos “autos” como as congadas, os reisados, o maracatu, enriquecendo o folclore brasileiro.
Foi no início do século XVII que se iniciou a vinda para o Brasil dos casais açorianos com o objetivo de povoarem o território de Santa Catarina e o riograndense. As danças de entrudo na Ilha Terceira conjugam a coreografia e a teia teatral. Duas alas comandadas por um mestre com apito, percorrem uma coreografia , num emaranhado de cores e cantos, acabando por regressarem ao ponto de partida. Ao fundo, os atores em posição estática, avançando à frente sempre que precisem atuar. Esta atuação tem um enredo que aborda os mais diversos assuntos, indo do dramático ao cômico, explorando a história, a religião, as situações sócio-econômicas os meros episódios do cotidiano. Não existem cenários, apenas, ambientações como árvores, animais, transportes...
Antigamente eram as danças de entrudo ao ar livre. Com o tempo passaram para danças de salão, chamados de “casas de espetáculos”. Na realidade, as danças de entrudo são como nossos blocos carnavalescos que possuem um grupo, um enredo encomendado, a escolha dos trajes, a confecção. Também são usadas lantejoulas, canutilhos, missangas, plumas, lamês e tecidos fulgurantes. Os grupos ensaiam e têm seus músicos que saem à frente do cortejo. O mestre faz a abertura e o final : é o puxador do enredo. Os autores são todos poetas do povo, dramaturgos populares criativos.
As Danças de Entrudo passaram a ser a referência histórica para os carnavais brasileiros e mais uma vez, a cultura açoriana aparece como animadora e primordial nos nossos destinos de memória. Neste ano a Escola Porto da Pedra do Rio de Janeiro, na segunda feira, trouxe uma das suas alas mostrando esta parte da história açoriana, ligada diretamente à história do Carnaval brasileiro que era o seu enredo principal.
A alegria que se pode sentir no carnaval brasileiro é uma somatória de momentos vividos por nossa formação cultural, nas etnias que nos geraram. Assim, acreditar na herança açoriana é uma obrigação nossa, como acreditar nas demais heranças italiana, alemã, espanhola, libanesa e tantas outras.
As Danças de Entrudo mostram que o carnaval tem enredo, início, meio e fim e é um grande teatro, uma grande encenação a céu aberto.
Quanto às receitas, se você ficou com vontade de saber mais, tenho muitas açorianas para matar a vontade. Inda mais, depois de tanta folia !
Fonte: Danças de Entrudo nos Açores, de Augusto Gomes, edição 1999.
FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

Venha conhecer a Cervejaria do Farol
Cervejaria do Farol

Restaurante especializado em Caças
La Caceria Restaurante

PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

   
 web_285770   (2074 dias atrás)
quero saber o que é chorinho
 renata silva    (1001 dias atrás)
afff....................é muito interessante..................bjos.
 tatiana.a  (980 dias atrás)
renata comcordo
 lila   (602 dias atrás)
concordo*




 web_3527979   (980 dias atrás)
amei o texto






Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br