O Coral Radize D'Itália comemora 10 anos de atividades

Cultura Notícias 16 Outubro / 2017 Segunda-feira por Gramadosite

O Coral Radize D'Itália, da Terceira Légua, interior de Caxias do Sul, está comemorando 10 anos de atividades em 2017. Para celebrar este importante marco da sua história, o grupo realizará um espetáculo de lançamento do CD Coral Radize D’Itália 10 anos, no dia 18 de outubro, 20h no UCS Teatro. Os ingressos estão à venda na Vinícola Nova Aliança, nas Massas Adelina e na Terceira Légua.

O álbum “Radize D’italia’ é composto por 10 músicas, sendo 09 canções populares italianas de domínio público, e uma composta pelo regente e um integrante do Coro. O grupo busca, através do seu repertório, fazer um resgate de canções de imigração que ficaram esquecidas no tempo, além de novas composições em dialeto e a tradução de algumas canções do português para o dialeto Talian, reforçando a ideia de que esse dialeto não pode se perder com o tempo.

O CD Radize D'Itália 10 anos foi financiado com recursos do Financiarte, edital da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Gravado nos estúdios Acit, a produção musical é de André Arrosi e Edison Campagna e produção cultural de Caliandra Troian, com apoio cultural da empresa Argali.



O Coral

A história do coral se inicia em 2007, quando um grupo de vinte e cinco pessoas fez a inscrição para ter aulas de canto visando à formação de um coral vinculado ao projeto URBAL. Com um grupo heterogêneo, com a grande maioria sem experiência musical, iniciou-se um processo de aprendizagem de música, canto, de práticas musicais em conjunto até a iniciação da primeira canção no formato em que o coral estava projetado, um coro misto de quatro vozes, capaz de cantar sem auxílio instrumental.

Terminada a parceria com o URB-AL no final de 2007, o coral resolve seguir o trabalho tornando o grupo independente de qualquer instituição, cobrindo seus custos e seguindo sua trajetória com aulas, ensaios e apresentações. Com o passar do tempo, foi conquistando espaço no cenário do Cancioneiro Popular de Imigração Italiana não somente em Caxias, mas também em diversas cidades da Serra Gaúcha.

Hoje o grupo é composto por 23 integrantes, o grupo possui formação clássica de quatro vozes regido pelo maestro André Arrosi.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes