+Sabor ao Educar leva espetáculo teatral e palestra a milhares de professores gaúchos

Cultura Notícias 26 Outubro / 2017 Quinta-feira por Gramadosite

Depois do sucesso do Teatro Viajante e do Teatro nas Escolas, que levaram ao público infantil a importância de um estilo de vida saudável, tendo como mote o suco de uva, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), através do projeto 100% Suco de Uva do Brasil, tira do papel o projeto +Sabor ao Educar, voltado aos profissionais da educação. Até o final do mês de novembro, mais de 2,5 mil professores da rede pública e particular de ensino do Rio Grande do Sul conhecerão os benefícios da bebida feita com uva e nada mais e as diferenças entre produtos elaborados com a fruta (néctar, refresco ou bebida de uva). Os encontros são organizados pelas Coordenadorias Regionais de Ensino, com apoio do Teatro Luz e Cena.

Em 11 eventos itinerantes pela Serra Gaúcha e região metropolitana de Porto Alegre, o público assistirá de forma gratuita ao espetáculo “Retrato – Revelando Histórias”, que aborda a trajetória de uma professora aposentada, além da palestra de abertura com a biomédica e pesquisadora Caroline Dani, que estuda o suco de uva 100% há 13 anos. Na próxima sexta-feira (27), Carlos Barbosa recebe o projeto, na segunda-feira (30) será a vez de Bento Gonçalves, na terça-feira (31) ocorre em Antônio Prado, dia 7 de novembro em Farroupilha e dia 10 em Veranópolis. Ainda no mês de novembro estão previstas sessões na região metropolitana de Porto Alegre. A primeira exibição ocorreu na última segunda-feira (23), em Flores da Cunha.


Ao final do evento, o público degusta os produtos das empresas associadas ao projeto 100% Suco de Uva do Brasil e recebem materiais informativos a respeito da bebida e seus benefícios à saúde.


Para o vice-presidente do Ibravin, Oscar Ló, o projeto +Sabor ao Educar busca valorizar o trabalho dos educadores, importantes disseminadores de conhecimento e informação. “Baseado nas experiências bem-sucedidas do Teatro Viajante e do Teatro nas Escolas, o Ibravin busca potencializar esse diálogo com as crianças por meio dos professores. Eles são agentes de formação. Contribuem para o desenvolvimento de cidadãos melhores e mais conscientes com saúde e o meio ambiente”, completa.


Adriana Roos esteve no Espaço Cultural São José, em Flores da Cunha, e assistiu ao lado dos filhos pequenos a apresentação produzida pelo Teatro Luz e Cena. Para ela, o projeto +Sabor ao Educar foi assertivo e interessante. “A palestra com a Caroline Dani foi bem informativa. Ela resumiu de uma forma que pudemos entender com clareza. A gente tirou a mensagem principal, sobre a importância do suco de uva e como ele pode melhorar a nossa saúde. A peça também foi ótima. Quem é professor se identificou muito, rimos com muitas situações que já aconteceram com a gente, e nos emocionamos também pelo mesmo motivo. O roteiro é maravilhoso”, recomenda a professora de português.


A peça teatral “Retrato – Revelando Histórias” coloca em cena a trajetória de Léia, uma professora que acaba de se aposentar após uma caminhada de mais de 35 anos de magistério. A história se passa no dia de seu aniversário, trazendo ao longo dos acontecimentos personagens que marcaram sua vida, como colegas e ex-alunos. Através de uma abordagem lúdica, o espetáculo se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação dos professores com o trabalho e com a escola, discutindo os desafios e as dificuldades enfrentadas no dia a dia.


O cenário retira o expectador do tradicional ambiente escolar e o transporta para uma casa afastada da cidade, junto à natureza, uma pequena propriedade rural onde Léia foi criada pelo pai, agricultor cooperativado, e pela mãe, merendeira aposentada. O estilo de vida da Serra Gaúcha e a cultura da uva se fazem presentes e compõem o ambiente.

PROGRAME-SE
Confira as próximas datas e locais das apresentações do projeto +Sabor ao Educar. As sessões têm como público-alvo professores da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul. Profissionais interessados em participar devem entrar em contato com as secretarias de educação de cada município.

Carlos Barbosa
Quando: 27 de outubro, às 19h30min
Onde: Auditório da Tramontina

Bento Gonçalves
Quando: 30 de outubro, às 18h e às 20h
Onde: Fundação Casa das Artes

Antônio Prado
Quando: 31 de outubro, às 20h
Onde: Escola Irmão Irineu

Farroupilha
Quando: 07 de novembro, às 18h
Onde: CTG Rancho de Gaudério

Veranópolis
Quando: 10 de novembro, às 19h30min
Onde: Soal

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes