Turismo Informação Hotéis e Tarifas Atividades Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
13°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 24/04/2005* - 19:01, domingo.por Alexandre Vargas
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 9 anos e 2 meses!
A Valorização da Leitura
A escrita e por conseqüência a leitura, se fazem presentes em nossas vidas de uma forma muito peculiar, sendo fundamentais para o nosso processo de comunicação e conhecimento.
A data do dia 23 de Abril, foi institucionalizada pela UNESCO como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, tendo como referencial a data da morte de dois grandes autores da literatura mundial : Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Estatísticas indicam que no Brasil a média per capita/ano gira em torno de 1,8 livros por habitante, média inferior a muitos paises da América Latina. E todos sabemos o significado da boa leitura, sejam livros, revistas, jornais ou publicações similares. Dentro do espectro da leitura é possível conhecer, vivenciar e experimentar sensações únicas, que nos levam a um crescimento como seres humanos, pois os autores acabam por colocar nas linhas e entrelinhas a sua visão e exposição da vida cotidiana, mas também viajam na ficção e no imaginário, ultrapassando muitas vezes os limites da realidade, coisa que sabemos, todos nós desejamos em algum momento.
Um dos grandes problemas que enfrentamos, a nível de desenvolvimento, certamente é a banalização da cultura. A nossa mídia têm um alcance muito grande em relação a comunicação. Dita regras de comportamento, desde falar, agir, vestir, além de indicar novos valores. A era digital, com a introdução da própria internet, os programas de computação, também oferecem a sua contribuição para o afastamento das pessoas para a importância de dar mais valor as questões locais, “do lugar”. E a isto é dado o nome de globalização. Mas o mérito desta questão é passível de muitas discussões e o que desejo passar para o leitor é uma visão positiva da importância da valorização da leitura.

Vemos de uma forma tímida, principalmente em datas como nos referimos acima, a criação de debates e discussões sobre a importância da leitura. Na semana que passou, por exemplo, a FEDERASUL, importante entidade empresarial do Rio Grande, colocou na sua já tradicional reunião almoço – “Ta na Mesa”- a discussão sobre a importância do livro. A Câmara Rio Grandense do Livro, realiza a Semana do Livro, de 18 à 24 de abril de 2005, premiando pessoas, instituições e empresas que estimulam e disseminam o valor da leitura. Muitas cidades também realizam a sua Feira do Livro, oferecendo além de tudo o contato e aproximação das pessoas com autores já consagrados da nossa literatura.
Essas ações são essenciais e servem de exemplo para valorizar e aumentar o número de leitores. E aqui reforçamos: a leitura amplia o vocabulário, melhora o nível intelectual e também estimula e aumenta o senso crítico. Com tantos programas “pobres” na televisão, ler um livro é sempre uma pedida interessante.
Transfers, passeios, tours.
Gramadosite

Sopas para as noites de Gramado
Casa das Sopas

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

Torre Panorâmica
Observatório Ecológico

   
 web_3507964   (890 dias atrás)
Obrigado


Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br HOTEL EM GRAMADO RESTAURANTES EM GRAMADO