Rex Turismo - Museus 2013
Turismo Informação Hotéis e Tarifas INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
17°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 24/04/2005* - 19:01, domingo.por Alexandre Vargas
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 9 anos e 3 meses!
A Valorização da Leitura
A escrita e por conseqüência a leitura, se fazem presentes em nossas vidas de uma forma muito peculiar, sendo fundamentais para o nosso processo de comunicação e conhecimento.
A data do dia 23 de Abril, foi institucionalizada pela UNESCO como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, tendo como referencial a data da morte de dois grandes autores da literatura mundial : Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Estatísticas indicam que no Brasil a média per capita/ano gira em torno de 1,8 livros por habitante, média inferior a muitos paises da América Latina. E todos sabemos o significado da boa leitura, sejam livros, revistas, jornais ou publicações similares. Dentro do espectro da leitura é possível conhecer, vivenciar e experimentar sensações únicas, que nos levam a um crescimento como seres humanos, pois os autores acabam por colocar nas linhas e entrelinhas a sua visão e exposição da vida cotidiana, mas também viajam na ficção e no imaginário, ultrapassando muitas vezes os limites da realidade, coisa que sabemos, todos nós desejamos em algum momento.
Um dos grandes problemas que enfrentamos, a nível de desenvolvimento, certamente é a banalização da cultura. A nossa mídia têm um alcance muito grande em relação a comunicação. Dita regras de comportamento, desde falar, agir, vestir, além de indicar novos valores. A era digital, com a introdução da própria internet, os programas de computação, também oferecem a sua contribuição para o afastamento das pessoas para a importância de dar mais valor as questões locais, “do lugar”. E a isto é dado o nome de globalização. Mas o mérito desta questão é passível de muitas discussões e o que desejo passar para o leitor é uma visão positiva da importância da valorização da leitura.

Vemos de uma forma tímida, principalmente em datas como nos referimos acima, a criação de debates e discussões sobre a importância da leitura. Na semana que passou, por exemplo, a FEDERASUL, importante entidade empresarial do Rio Grande, colocou na sua já tradicional reunião almoço – “Ta na Mesa”- a discussão sobre a importância do livro. A Câmara Rio Grandense do Livro, realiza a Semana do Livro, de 18 à 24 de abril de 2005, premiando pessoas, instituições e empresas que estimulam e disseminam o valor da leitura. Muitas cidades também realizam a sua Feira do Livro, oferecendo além de tudo o contato e aproximação das pessoas com autores já consagrados da nossa literatura.
Essas ações são essenciais e servem de exemplo para valorizar e aumentar o número de leitores. E aqui reforçamos: a leitura amplia o vocabulário, melhora o nível intelectual e também estimula e aumenta o senso crítico. Com tantos programas “pobres” na televisão, ler um livro é sempre uma pedida interessante.
Bem no Centro!
Hotel Glamour da Serra

PASSEIO DE QUADRICICLO NO ALPEN PARK
Alpen Park

traslado Poa/Gramado R$55,00
Vmc Turismo

Sopas para as noites de Gramado
Casa das Sopas

   
 web_3507964   (919 dias atrás)
Obrigado


Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br HOTEL EM GRAMADO RESTAURANTES EM GRAMADO