Turismo Informação Hotéis e Tarifas Atividades Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
14°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 23/08/2010* - 08:31, segunda-feira.por Padre Ari
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 3 anos e 7 meses!
O Pensamento Político de Emmanuel Mounier e a Encíclica "Caritas in Veritate" de Bento XVI no contexto da cultura contemporânea
O filósofo francês Emmanuel Mounier nasceu em 1905 em Grenoble, estudou na Sorbone e pertenceu ao circulo de Maritain. Escreveu obras de grande valor focalizando o pensamento humanista cristão. Dentre as várias obras publicadas destaca-se “Personalismo e Cristianismo” em 1939. Contudo o que mais chama a atenção em seu trabalho de escritor é o livro “O Personalismo” publicado em 1949. Nesse, Mounier teve como inspirador a obra de Charles Péguy, que destaca a necessidade da espiritualidade no contexto da sociedade, embora com sabor socialista. Ora, a filosofia do personalismo de Mounier nasceu a partir da crise econômica de 1929, embora fosse publicada somente em 1949. Mounier, em sua filosofia destaca a verdadeira raiz da crise da época, ao afirmar que a mesma não era apenas um desajuste técnico e sim de natureza bem mais profunda, ou seja, uma crise estrutural e de postura moral. Esse pressuposto o levou mais longe em sua reflexão afirmando que a solução, por outro lado, não poderia ficar apenas na reformulação das estruturas que ignorara a dimensão espiritual e nem apenas na moral, mas devia desembocar num amplo movimento centralizado na valorização da “pessoa”. “A pessoa é uma realidade profunda, em si mesma, não objetivável, pois, o ser humano nunca pode ser reduzido a um objeto. A pessoa é uma realidade que se realiza em três dimensões: corporal, relacional e espiritual ou sobrenatural” (cf. Prieto, Fernando – Manual de Historia de las teorías políticas – Unión Editorial – Madrid – Espanha – p.889). E continua: “o ato fundamental da constituição da pessoa “não é um ato de individuação, mas de comunicação”.

A CRÍTICA DE MOUNIER À SOCIEDADE SECULARIZADA
É interessante observar que Emmanuel Mounier com determinação afirma que o mundo secularizado, jamais terá capacidade para se sustentar por si próprio e dar as respostas às perguntas mais profundas que brotam do “Em si Ôntico” do ser humano, ou seja, quem sou eu? Donde vim? Para onde vou? A transformação da sociedade terá que passar necessariamente por uma reeducação dos valores morais e espirituais ou não sairá do atoleiro em que vive na atualidade. A crítica de Mounier é muito atual em nosso contexto. Mas, parece que muitos intelectuais da atual geração preferem sufocar e excluir a pergunta mais profunda da crise. Para onde vamos? Qual o mundo que queremos ás gerações vindouras sem metas claras?

O REDUCIONISMO DA POLÍTICA E DA ECONOMIA À IMANÊNCIA NO HOJE DA HISTÓRIA
O avanço do desenvolvimento tecnológico precisa levar em conta que na subjacência, essa, requer uma política voltada para o bem comum, buscando autonomia frente à economia. Por outro lado, ambas deverão caminhar em sintonia e respeito mútuo nas devidas áreas, pois, a política não pode reduzir-se a uma técnica de satisfazer necessidades, até porque a dimensão espiritual também nela deve estar presente e as necessidades humanas não são unicamente de natureza material. A sociedade como um todo deve desconfiar dos programas liberais e reformistas que tratam os problemas sociais com uma mentalidade utilitarista e oportunista. É importante dizer que o Estado jamais, em nome de um realismo prático deva fazer atalhos simplistas e pôr limites ao desenvolvimento de uma história saudável centralizada na dignidade da pessoa humana.

ELEMENTOS CHAVES NO CONCEITO DE MOUNIER FRENTE A UMA NOVA SOCIEDADE
Curiosamente e de forma saudável, Mounier quer que o homem descubra o sentido espiritual do econômico e do físico. Defende que não podemos deixar a sociedade material a si própria, pois, isso seria o materialismo puro que já sacrificou na história milhares de vidas. Acima há valores supremos da humanidade, a transcendência. Todo humanismo individualista é falso. Mounier quer revisar os fundamentos da individualidade para compreender o movimento interior do homem concreto, que é matéria e espírito, contemplação e ação, indivíduo e pessoa. Sem essa consciência o resultado é uma convivência humana anônima, impessoal e carente de calor humano. Mounier propõe: “uma sociedade com certa construção institucional que garanta a todos a liberdade material, onde a economia esteja a serviço da pessoa”(cf.ibidem- p.891).

A ENCÍCLICA “CARITAS IN VERITATE” FRISA DE FORMA MAIS PROFUNDA, PONTOS DA FILOSOFIA POLÍTICA DE MOUNIER
1)- Sem a perspectiva duma vida eterna, o progresso humano neste mundo fica privado de respiro. Fechado dentro da história está sujeito ao risco de reduzir-se a simples incremento do ter (...) a humanidade perde a coragem de permanecer disponível para os bens mais altos, para as grandes e altruístas iniciativas solicitadas pela caridade universal.
2)-Sem Deus o desenvolvimento acaba nas mãos dos homens e na presunção da auto-salvação e fomentando um desenvolvimento desumanizado.

3)-O desenvolvimento é uma vocação, por outro lado, o mesmo nasce de um apelo transcendente e, por outro, é incapaz por si mesmo de atribuir-se o próprio significado último.

4)- Não há verdadeiro humanismo senão o aberto ao Absoluto, reconhecendo uma vocação que exprime a idéia exata do que é a vida humana. O mundo dos negócios terá que repensar valores e agregar no seu dia-a-dia a espiritualidade como suporte da sustentabilidade.

Pense e Reflita!
Sonhando com mais espaço para sua casa?
Formatto - Importador e Distrib. Janelas Velux

Janelas de Sótão Vida nova p/sua casa
Formatto - Importador e Distrib. Janelas Velux

Inova Decorações e Acabamentos
Inova Decorações e Acabamentos

Vende-se Apartamento em Gramado
Vende-se Apartamento na Praça das Rosas

traslado Poa/Gramado R$55,00
Vmc Turismo

PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

   
Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br HOTEL EM GRAMADO RESTAURANTES EM GRAMADO