Tecnologia impõe novos modelos de negócios

Economiaenegocios Economia E Negócios 18 Outubro / 2017 Quarta-feira por Gramadosite

Em sua palestra no Tá na Mesa da Federasul, nesta quarta-feira, dia 18, o presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto, fez uma provocação aos executivos e empresários para "pensarem diferente, saírem da zona de conforto" e afirmou que "a forma como nos relacionamos, como fazemos negócios, mudou e continuará mudando". Segundo ele, isso é decorrência da era cognitiva, que está transformando empresas e profissões. "As empresas não podem ser conhecidas pelos seus produtos, mas pela sua essência", afirmou.

"A inteligência aumentada veio potencializar o nosso negócio", salientou Porto, e acrescentou que as plataformas cognitivas são fundamentais para auxiliar o processamento do manancial de dados que toma conta do mundo. O presidente da IBM Brasil observou que, diariamente, são gerados 2,5 quintilhões de bytes de dados e 80% não são estruturados, por isso a importância das plataformas cognitivas. "Não há mais condições de o profissional ficar se atualizando sozinho", ponderou.

Diante desse cenário de revolução digital, mundo interconectado e dados não estruturados, Marcelo Porto considera que três alavancas irão caracterizar as melhores empresas: foco na experiência do cliente, capacidade de preparação para enfrentar os invasores digitais e o entendimento de que é preciso ser o primeiro, o melhor ou não será nada.

O presidente da IBM Brasil destacou que os negócios serão transformados pelas plataformas de inteligência artificial e, por isso, "é preciso ter cabeça de crescimento, ser curioso, pois a inovação vem de fora para dentro". O vice-presidente da Federasul, César Leite, que conduziu as perguntas dos participantes, após a palestra, salientou que diante das inovações, "ganha quem se permite aprender".

“A inovação deve fazer parte da política. A inserção tecnológica, com certeza, servirá de filtro e qualificará a administração pública, bem como seus operadores, principalmente os políticos”, provocou a presidente da Federasul, Simone Leite.


Homenagem

Antes da palestra do presidente da IBM Brasil, houve uma homenagem aos 80 anos do Sindilojas Porto Alegre, onde foi entregue uma placa em homenagem à Entidade, na pessoa de seu presidente Paulo Kruse.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes