Ingressos Temporada de Natal
Turismo Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
18°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

/ Estilo
Redação GramadoSite
Texto publicado em 09/01/2010* - 13:31, sábado.por Redação GramadoSite
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 4 anos e 9 meses!
Terno de Reis na Matriz emocionam e encantam
A emoção de centenas de pessoas que compareceram à igreja matriz na noite de seis deste mês para a apresentação durante evento programado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, ficou evidente a cada apresentação.


Terno de Reis na Matriz emocionam e encantam
A transferência do evento, da Fonte Imperial para aquele templo foi providencial, porque em meio às apresentações desabou forte chuva.

O prefeito em exercício Armindo Ferreira de Jesus, o presidente da Câmara, vereador João Luiz Moreira e os secretários de Cultura, Turismo e Esportes Antônio Carlos Brito e da Assistência Social Ivo de Paula, dentre outras lideranças, prestigiaram o importante acontecimento religioso-cultural.

O prefeito municipal usou da palavra na abertura destacando a importância da preservação dessa manifestação cultural e religiosa.

Armindo Ferreira de Jesus lembrou os tempos de infância quando muita gente assistia em casa à apresentação dos referidos ternos. E destacou o papel importante que tais manifestações populares de cunho religioso representam para a preservação de aspectos ligados à cultura da comunidade.

O pároco, padre Daniel Carlos Schwanck abençoou logo após quitutes da culinária portuguesa que foram distribuídos por meninas com vestidos característicos entre a comunidade presente.

Após cada apresentação, os cantadores de Ternos de Reis recebiam um brinde oferecido pelo comércio local.

História
A origem dos Ternos de Reis perde-se na poeira dos tempos. Trazida d’além mar pelos colonizadores portugueses, essa manifestação religiosa e cultural terminou se entranhando na história do povo brasileiro.

Conforme Fernando Rocha Lauck, que é formado em História, Portugal era um país fervorosamente católico e terminou trazendo para as terras recém descobertas essas manifestações populares, que faziam parte do cancioneiro popular português.

Entre os traços dos colonizadores lusitanos estão os Ternos de Reis. “Essa manifestação, nascida da fé e transmitida através das gerações pelas vozes dos Tiradores de Reses, se faz ouvir durante o período que antecede o Natal, até o dia de Reis, seis de janeiro. Acompanhados por instrumentos musicais, ouve-se o canto característico “Meu Senhor Dono da Casa...” identificando uma região, uma comunidade, ou até mesmo uma família. As letras dos Ternos referem-se em versos singelos ao nascimento do Menino Jesus, a passagens bíblicas, à fuga da Sagrada Família, à visita dos Reis Magos e outros que variam de um terno para outro, pois geralmente os Mestres são exímios improvisadores e bons conhecedores das Sagradas Escrituras, criando seus versos de acordo com o momento.” Explica Lauck que eles podem também abordar alguns temas da região para homenagear pessoas presentes. Alguns versos seguem um padrão e são bastante semelhantes aos cantados pelos antigos, no Arquipélago dos Açores. Adianta Fernando Lauck que antigamente nos Açores era costume cantarem-se as “Janeiras” no último dia do ano. “Essa característica perdeu-se com o tempo, fundindo-se com as cantigas de reis que, na véspera do Ano Novo, saúdam também esta importante data”, finaliza.

( com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha )
Projetos de Iluminação, Lustres
Broilo Iluminação

PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

Pizza na Medida da Sua Fome!
Mangia Metro Pizzeria

Restaurante e Pizzaria Scur
Scur Restaurante e Pizzaria

traslado Poa/Gramado R$55,00
Vmc Turismo

Aromas e Sabores indescritíveis
Restaurante la Hacienda

   
Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br