Descubra o curioso mundo dos queijos no Parador Casa da Montanha

Estilo Acontece Na Serra 20 Junho / 2018 Quarta-feira por Gramadosite

Eles podem ser deliciosos, suculentos, aromáticos e de dar água na boca. Um artigo nobre, cheio de mistérios, nuances e odores. Sabendo da relevância dos queijos, especialistas e produtores estarão reunidos no Parador Casa da Montanha para um evento inédito. Juntos, irão apresentar o processo de fabricação, os segredos, as diferenças e intensidade de cada iguaria. O Curioso Mundo dos Queijos, entre os dias 29 de junho e 01 de julho, contará com a participação especial de três especialistas em diferentes tipos e técnicas que irão ensinar como elaborar desde o queijo serrano, produzido em pequena escala, partindo para uma micro-indústria comandada por uma chef francesa radicada no Brasil, que elabora seus produtos a partir de ingredientes brasileiros e orgânicos, indo até um grande empreendimento de queijos finos italianos – grana padano e pecorino – sempre prezando pela qualidade e o acabamento do produto final.
A proposta é apresentar qual a importância do queijo, sua produção e história em três pontos de vista: local, artesanal e industrial. Presenças confirmadas da mestre queijeira francesa Elisabeth Schober, do empresário Acari Luiz Menestrina, diretor da Gran Mestri Queijos, e do técnico agrônomo Orlando Julio Kramer, responsável pelo processo de capacitação dos produtores de queijos no RS. Em uma programação especial, o Parador Casa da Montanha irá oferecer um fim de semana de imersão sobre o melhor dos queijos da Serra Gaúcha, as técnicas francesas em contato com os sabores brasileiros e o poder das especialidades italianas!
O projeto gastronômico visa proporcionar um contato íntimo com os detalhes e gostos desses refinados ingredientes, presença garantida nas principais cozinhas mundiais e, é claro, agradar aos mais variados paladares. Além disso, explorar uma das mais belas regiões do sul do país. Tudo isso aliado a hospedagem exclusiva e diferenciada do Parador Casa da Montanha.


Confira a programação completa:

· Sexta-Feira,

Check-in e jantar de boas vindas com o chef residente do Parador Casa da Montanha Ana Heidel e a chef Arika Messa. Destaque para o tradicional fondue suíço preparado com seleção de queijos especiais.

· Sábado,

10h30 - Após o café da manhã, a francesa Elisabeth Schober (Queijo com Sotaque) conduz um delicioso bate-papo sobre a produção de queijos com receitas francesas no Brasil: as diferenças, os ingredientes, as técnicas, normas e curiosidades que distinguem os queijos franceses dos brasileiros.

12h30 – O tradicional churrasco campeiro do restaurante Alma RS será preparado no fogo de chão pelo assador Marcelo Sartori, harmonizado com queijos e outras iguarias.

17h – Workshop: Do Campo à Indústria: os especialistas Orlando Junior Kramer (Emater RS) e Acari Luiz Menestrina (Gran Mestri Alimentos) explicam os processos de produção desde a fazenda até a indústria. O queijo serrano, patrimônio cultural do RS, e os finos queijos italianos, produzidos no Rio Grande do Sul pela Gran Mestri. Degustação e muito aprendizado;

21h – As chefs Arika Messa e Ana Heidel guiam os convidados em uma inesquecível experiência gastronômica, num jantar com sequência de pratos explorando a diversidade dos queijos.


· Domingo,

Dia livre para explorar Cambará do Sul e aproveitar o conforto do Parador Casa da Montanha.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes