Turismo Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
18°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 21/07/2009* - 08:50, terça-feira.por Vincere
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 5 anos e 3 meses!
Hiperlordose e exercícios auxiliares para sua correção
Hiperlordose é uma alteração postural, caracterizada por um aumento da convexidade na região lombar na coluna vertebral. Esta patologia advém da retração das cadeias musculares importantes em nosso corpo, esta alteração contínua por anos, pode acarretar em problemas mais sérios, bem como osteoartroses “bico de papagaio”, protusões discais e hérnias de disco.

É fátuo ressaltar também que, se a convexidade é superior a 20º, induz a uma acentuação na lordose lombar, acarretando assim a um realinhamento em todas as curvas da coluna vertebral para uma compensação. Pesquisas ratificam que a anteroversão da pelve (projetar o quadril para trás) é associada a um desequilíbrio nos músculos abdominais e glúteos, que estão enfraquecidos, também nos músculos da região lombar que logo se mostrarão encurtados, ou simplesmente muito peso visceral (gordura abdominal).

Esta alteração postural comumente é encontrada em mulheres, pois usam muito calçados com salto alto. Assim levando o corpo a projetar-se para frente, obrigando a uma postura hiperlordótica (empinar o bum-bum) para reequilibrá-lo. E também a própria postura feminina induz a esta postura. Mas em homens altos também é corriqueiro a hiperlordose, onde a educação postural é prejudicada, ainda, pessoas que permanecem sentadas por tempo excessivo com postura erronia.

Cerca de 80% da população mundial sente dor lombar em algum momento de suas vidas, em sua maioria pelos fatos descritos anteriormente.
Os métodos empregados na correção postural da hiperlordose lombar, em suma está no fortalecimento do músculos abdominais, glúteos e paravertebrais, exercícios para mobilidade do quadril, além do aumento da flexibilidade dos músculos posteriores da coxa. É importante salientar a qualidade do exercício, que deve ser conduzido por um profissional de educação física ou fisioterapia, o método pilates igualmente é muito indicado, pois além de existir uma melhora na força e resistência é evidenciado uma grande evolução na consciência corporal, conveniência para quem tem desvios posturais.
Agora, a correção deste problema dentre tantas outras, não só de patologias, mas de métodos preventivos e a certeza de uma longevidade saudável se encontra na atividade física orientada.
Não fomos projetados para a ociosidade!
Não nos carece mais caçar nosso alimento, logo precisamos algo para colocar nosso corpo em atividade regular.
Como disse o ilustre Mário Quintana, “o pior analfabeto é aquele que sabe ler e não lê”, então se temos a informação correta ante nossos olhos, basta-nos “ler”.

Alécio Schmitt Júnior
Acadêmico de Educação Física (UNISINOS)
PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

Renas Vivas - Venha Ver!
Aldeia do Papai Noel

Pizza na Medida da Sua Fome!
Mangia Metro Pizzeria

Restaurante e Pizzaria Scur
Scur Restaurante e Pizzaria

   
 Igor Ferrarese Ramos   (1086 dias atrás)
Grande matéria, um resumo de tudo que eu precisava saber, descobri que tenho hiperlordose e como tenho feito muito exercício fui atrás de fazer raio-x e descobri, nessas férias procurarei um fisioterapeuta para tratar e aprender os exercícios corretamente, e depois até mesmo fazê-los em casa, e vou continuar com os exercícios físicos e fortalecer tudo o que foi dito aqui no texto, também faço Educação Física, mas ainda estou passando pro 3º ano. Meus parabéns pela matéria! Um Abraço.
 web_3111628   (1029 dias atrás)
Tenho um aluno(homem) sedentario de 42 anos que faz uso de atenolol e tem hiperlordose e hernia de disco na L5 e quer fazer uma atividade física em academia, o mesmo tem sua alimentação regular e dorme 8 hs por dia.




Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br