Marília Daros

ArteEducadora, Jornalista, Historiadora, Produtora Cultural LIC, Artista Plástica, Escritora.

Natural de Gramado, filha de Hugo Daros e Sueli Accorsi Daros. Tem três filhos: Fernando Carlos, Maurício e Ricardo. E dois neto, Arthur e Mathias. Seu pai foi professor e historiador e é o Patrono do Museu Histórico Municipal de Gramado.
Graduada pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou em Licenciatura Plena em Arte Educação. Trabalhou no Artesanato Gramadense Ltda., com a artesã e mestra , Elisabeth Rosenfeld. Lecionou na Universidade Federal de Rio Grande entre 1980 e 1985.Jornalista e Produtora Cultural Independente.
Sempre ligada à arte e à literatura, reuniu estas duas paixões com a história de Gramado, herdada de seu pioneiro contador, Prof. Hugo Daros, tendo, de 1967 até a presente data, participado de centenas de publicações em revistas, jornais e livros , sobre a nossa história e a de nossa região..Realizou várias exposições de seus trabalhos artísticos em Gramado e várias mostras de fotografias do cotidiano colonial do município.
Dezenas de cursos de especialização a capacitam para atuar na área de Arquivos Históricos, Museus, Pinacotecas, Teatro, acervos particulares e empresarias, pesquisa ,edição de livros, eventos culturais, palestras e cursos.
Por 5 aos foi diretora do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, realizando em 1994 , entre outros eventos históricos, a Irmandade de Gramado com Maldonado no Uruguai, o encontro de pesquisas Raízes de Gramado II, o 1º Museu do Colono e a Festa do Quatrilho. Idealizadora do Projeto de Lei de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental Municipal e membro do seu Conselho por duas administrações.
Iniciou em 1995, o Projeto de Socialização de Documentos Públicos na Câmara Municipal de Vereadores , com o resgate e manutenção da memória Legislativa de Gramado, até 2000.

Entre outras condecorações e distinções, recebeu a da HONRA AO MÉRITO MUNICIPAL, numa justa homenagem oficial por seu respeito ético pela história de Gramado, das mãos do Vereador Presidente , Sr. Sérgio Antônio Prinstrop em 15 de dezembro de 2000.

Desde 1998 é cadastrada Pela Lei de Incentivo a Cultura, como Produtora Cultural , pessoa física. Diretora de Patrimônio do Arquivo Histórico Particular Hugo Daros, criado em 1992 e aberto para a pesquisa regional sem fins lucrativos e de Utilidade Pública desde março de 2003.
Desenvolve pesquisas sobre a Cultura Açoriana na serra gaúcha sendo representante da Casa dos Açores do RS na Região das Hortênsias.

Fez cursos de Cultura Açoriana, a convite do Gabinete Regional das Comunidades Açorianas, Açores, Portugal, em 1999 e 2001.

Em 2004 realizou a Geminação entre Gramado e Angra do Heroísmo, nos Açores, Portugal.
Foi Coordenadora Cultural, no Colégio Estadual Santos Dumont, Gramado, até aposentar-se em 2007.

Em 2004 realizou Exposição retrospectiva de Desenhos sobre Gramado, de 12 a 21 de novembro, na Pousada Lê Clateau, Bairro Planalto, comemorando os 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE GRAMADO E OS 100 DA CRIAÇÃO DO 5º DISTRITO DE TAQUARA.

Viajou aos Açores em setembro 2005 para um workshop de artistas plásticos, especialmente convidada pelo Governo Regional dos Açores, Portugal, representando o Brasil. Seus desenhos estiveram expostos ao público na Galeria Carmina em Angra do Heroísmo.

Pós Graduada em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela FACCAT, Taquara, em 2006, tem seu trabalho também reconhecido pela preservação sócio-ambiental direcionado para a Região das Hortênsias.

Premiações:
- DESTAQUE AÇÃO AMBIENTAL - 2006 - Conferido pela Secretaria de Meio Ambiente de Gramado ao seu projeto "Semeando Pesquisas" voltado para a Educação Ambiental, com ação em três escolas do município: Escola Cenecista Visconde de Pauá, Colégio Estadual Santos Dumont e Escola Municipal Senador Salgado Filho.

- TROFÉU FERNANDO PESSOA- Conferido pelo Instituto Cultural Portugès do RS, tendo em vista o desenvolvimento de pesquisas na defesa das origens açorianas de Gramado e envolvendo o poder executivo na geminação cultural de duas pátrias: Brasil-Gramado e Portugal (Açores)- Angra do Heroísmo.

- MEDALHA GRAMADO 50 ANOS- 2008 - Conferida pela Prefeitura Municipal de Gramado pelo levantamento histórico total feito para o CINQUENTENÁRIO DE GRAMADO.

Nos últimos 20 anos:
- Participação em 45 publicações literátrias;
- Dezenas de publicações em jornais regionais;
- 24 prêmios entre medálias, troféus e menções honrosas;
- 26 exposições de memória;
- 6 projetos culturais a nível cultural;
- 3 projetos a nível internacional;
- 80 palestras em mais de 35 cidades no Rio Grande do Sul;
- 26 seminários sobre raízes, museologia e história;
- 3 seminários internacionais em Potugal e Uruguai;
- 22 cursos técnico científicos em museologia e arquivivologia;
- Produtora cultural pela lei de incentivo a cultura (LIC) ;
- Associada no CIPEL, Casa do Poeta Rio Grandense, FIBRA, e associação de pesquisadores de raízes Açorianas.

- Promotora das Irmandade entre Gramado e Maldonado no Uruguai em 1994.

- Produtora Cultural da Geminação entre Gramado e Óbidos, Portugal, 2007.

Está a frente do Arquivo Histórico Particular Hugo Daros, com acompanhamento de pesquisas e orientação para acadêmicos de diversas Universidades.

Lançamento Literário 2008: "GRÃOS:Coletânea Histórica com 535 páginas, 116 pesquisas regionais, 135 fotografias documentais, formato 205X275cm. Em papel ecologicamente correto traz na capa desenho da autora premiado em Ação Ambiental Faccat 1992 em primeiro lugar, representando uma semente em expansão. Tiragem de 1000 volumes.

2009/10 - Coordenadora de Pesquisas e Produção de documentação para a instalação e funcionamento do MUSEU CASA DO MAJOR JOSÉ NICOLETTI FILHO, adquirida pelo município de Gramado em 28 de outubro de 2009.

Selecionada em 2010 no I Concurso Frei Rovílio Costa, sobre Famílias Italiana no RS, com pesquisa sobre seus avós Antônio Accorsi e Anna Darsie, chegados a Gramado em 1925 para ajudar a construir o município.

Em novembro 2010, passa a integrar o Conselho de Proteção do Patrimônio Histórico, artístico, ambiental e cultural de Gramado, a convite do Poder Executivo.

Selecionada em 2011 no II Concurso Frei Rovílio Costa sobre Famílias Italianas no RS, com pesquisa sobre Giuseppe Nicoletti, seu bisavô e pai do Major José Nicoletti Filho.

Em 14 de dezembro de 2011, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Gramado recebeu a maior honraria dada a gramadenses natos: o título de Cidadã Emérita de Gramado pelos relevantes serviços prestados para a sua comunidade e região.

Leia mais em:

www.gramadosite.com.br/cgi/hotsite/arquivohugodaros

www.arquivohugodaros.org.br

Entre em contato conosco

Mande suas sugestões, dúvidas e elogios. Ficaremos felizes de receber seu contato.

Enviado.  

  Endereço: Rua Augusto ... ver endereço completo   Telefone: (54) 32... ver telefone completo   E-mail: marilia... ver email completo

Horário de funcionamento

Nossa Localização

Rua Augusto Bordim, 223, 223 - Bairro Centro - Gramado/RS - Brasil

ver no mapa