Artigos e Notícias

  • GRAMADO: Sua história é o seu maior patrimônio

    17 Dezembro / 2013 por Marília Daros
    GRAMADO: Sua história é o seu maior patrimônio

    PARABÉNS GRAMADO - São 59 anos de Emancipação Política do Município de Gramado. Teus filhos construíram um sonho no andar de tua história. Muitos filhos. Tanta gente a quem temos que agradecer. Por isto tua história é teu maior patrimônio, pois ela é feita de tanta gente trabalhadora e amorosa por ti.

  • As fontes de um historiador

    16 Outubro / 2013 por Marília Daros
    As fontes de um historiador

    “Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.” (George Orwell)

  • Debujo

    27 Setembro / 2013 por Marília Daros
    Debujo

    “Para desenhar e escrever, é só começar.” Fazer certo leva o mesmo tempo do fazer errado. Mas o fazer errado precisa ser refeito” (meus alunos conhecem bem esta frase).

  • Todo santo tem seu dia

    06 Agosto / 2013 por Marília Daros
    Todo santo tem seu dia

    Não confundam um historiador com um cronista urbano. O historiador vive de investigações sobre o que ocorre no dia a dia, como descrevem os cronistas urbanos. E nunca diga que uma pessoa sabe mais do que a outra pois todos temos dons e nossos saberes não podem ser medidos apenas por uma pessoa, e sim, por um colegiado. E lembre que as pessoas que lhe são disponíveis, não o são porque acreditam em tudo o [...]

  • A terra de origem e a terra prometida

    24 Junho / 2013 por Marília Daros
    A terra de origem e a terra prometida

    Texto especial para a “Missa dos Imigrantes” realizada em 20 de maio de 1995, na Igreja Matriz São Pedro de Gramado, tendo como pároco e celebrante o padre Elói Sandi. Era a abertura oficial do Seminário sobre Imigração Italiana na Serra. Esta missa está gravada em vídeo e registra todas as participações e ritos que foram resgatados naquele dia. Imagens que o tempo merece preservar.

  • Os Santos Guardiões da Festa da Colônia

    16 Maio / 2013 por Marília Daros
    Os Santos Guardiões da Festa da Colônia

    Este texto já era para ter saido na imprensa no final da Festa da Colônia. Mas não saiu. Não me perguntem por que... O certo é que eu precisava colocar estes pensamentos em convívio com a comunidade. Então, amigo que me acompanha em leituras, aí está um pouco da fé colonial e seus guardiões.

  • A nossa identidade - Um bom caldo!

    24 Abril / 2013 por Marília Daros
    A nossa identidade - Um bom caldo!

    E que tal se a nossa Festa da Colônia possibilitasse a degustação de um bom “caldo”? Até o “brodo” vinha bem com este frio. Afinal, nem só de “ravióli” vive o nosso povo...

  • O patinho feio das administrações

    21 Fevereiro / 2013 por Marília Daros
    O patinho feio das administrações

    “Infelizmente a cultura sempre foi o patinho feio entre as atribuições das administrações públicas.” (Juarez José Cognato). Uma das melhores definições sobre a cultura que já me deparei nos últimos 30 anos.

  • Anotações Históricas sobre o Museu Casa do Major - descargo de consciência

    29 Janeiro / 2013 por Marília Daros
    Anotações Históricas sobre o Museu Casa do Major - descargo de consciência

    O assunto é antigo e polêmico. Está na hora de reler esta história. Os vereadores agora devem ficar preocupados. Já estou preocupada, bem como a família Nicoletti, desde 2008. Meu papel na história local, sempre foi meio "cricri" e eu não me importo de ser chamada e de ser “cricri”. Até gosto disto.

LER MATÉRIA

Primavera

LER MATÉRIA

Biskuit

LER MATÉRIA

Inverno

LER MATÉRIA

Outono

LER MATÉRIA

Sopa: o quente do inverno em Gramado

LER MATÉRIA

O Tempo

LER MATÉRIA

Eventos

LER MATÉRIA

Compras