• Acertar a mala para vir a Gramado não é tarefa simples. Embora o frio seja a característica mais divulgada da cidade, no verão faz calor, às vezes intenso. Há também ocasiões em que faz praticamente as quatro estações no mesmo dia. A GramadoSite.com traduz a seguir o que predomina no clima de cada estação do ano na Região das Hortênsias, com algumas dicas do que colocar na mala.


  • Traga roupas leves e também algumas peças mais pesadas. É característica do outono a amplitude térmica: dias muito quentes se intercalam com outros muito frios. Houve um outono em que www.gramadosite.com.br/noticias/noticias/id:12166//via:hotlink-materiasespeciais/ctid:29156' class='hotlink' target='_blank'>o frio chegou a 5ºC! Às vezes até a temperatura varia dos 5ºC aos 25ºC num único dia! É que, mesmo quando o tempo está limpo e faz calor durante a tarde, à noite a temperatura cai. Portanto, nunca saia para passear sem carregar um casaquinho na sacola, pois na hora de voltar o frio já estará chegando. De manhã cedo, a temperatura também costuma ser mais amena.


  • Temperaturas próximas de zero, neblina e dias curtos (durante o inverno anoitece antes mesmo das 19h na Serra Gaúcha) são traços típicos da estação. Precisa trazer bastante agasalho! Roupas de lã e couro são a melhor alternativa para espantar o frio. Não podem faltar luvas, gorros e mantas, ainda mais para quem está menos acostumado a enfrentar baixas temperaturas. Se faltam opções no seu guarda-roupas, aproveite as lojas da cidade - que não são poucas! Certamente você vai encontrar a compra certa para ficar quentinho. As temperaturas chegam perto de zero e podem inclusive ficar abaixo disso, mas a média fica entre 5ºC e 10ºC. Os dias costumam ser mais úmidos no inverno serrano, dê preferência a roupas e calçados impermeáveis e, se puder, traga um guarda-chuva ou até mesmo capas-de-chuva.


  • A primavera, como o outono, é uma estação de transição: o frio já não é mais tão insistente como no inverno, mas o calor do verão ainda não emplacou. A temperatura média é amena, na faixa dos 15ºC aos 20ºC. Já não anoitece tão cedo e o Horário de Verão costuma começar em outubro, tornando os dias mais longos a partir daí. Esteja preparado tanto com roupas leves, quanto com agasalhos, especialmente para o amanhecer e o entardecer, quando a temperatura cai.

    www.gramadosite.com.br/estilo/dicasgramadosite/id:19918/via:hotlink-materiasespeciais/ctid:29156' class='hotlink' target='_blank'>7 motivos para você vir a Gramado em Setembro


  • O clima é seco e faz calor no verão serrano: em média 25ºC, com picos de 30ºC nas tardes mais ensolaradas. A dica é encher a mala com trajes de verão, inclusive roupas de banho, pois muitos hotéis e pousadas têm piscina externa, sem contar as opções de passeio que contemplam um refresco. Invista em roupas e calçados confortáveis para as caminhadas, tanto para as compras no centro da cidade como para as cavalgadas e trilhas no interior. Boné, óculos de sol e protetor solar substituem definitivamente as luvas, gorros e mantas durante o verão. Mas a tradição de queda na temperatura se mantém mesmo nesta época do ano. Da tarde para a noite, pode haver uma diferença de até 15ºC, como você confere na tabela do www.gramadosite.com.br/otempo/via:hotlink-materiasespeciais/ctid:29156' class='hotlink' target='_blank'>clima em Gramado, consultando as mínimas e máximas dos meses de veraneio. Um casaquinho sempre vem bem na Serra.

  • Prepare a mala certa para cada estação
    Saiba o que trazer na sua visita a Gramado



    Por Redação GramadoSite, Fotos Arthur Silveira