Ingressos Sonho de Natal 2014
Turismo Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
0°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 31/08/2007* - 18:32, sexta-feira.por Redação GramadoSite
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 7 anos e 2 meses!
Faça uma composteira e transforme o lixo orgânico em adubo
Uma composteira é um local onde o material orgânico, junto com folhas secas ou grama, pode ser transformado em adubo para seu jardim. O uso de composteiras é indicado para quintais, varandas de apartamentos ou mesmo garagens, pois ocupam uma superfície pequena.

É bem fácil de fazer. Sem contar que, destinando esse tipo de resíduo corretamente em casa, o cidadão contribui com a redução da montanha de lixo orgânico nos aterros públicos. Esse lixo deve ser revirado semanalmente no pátio de compostagem, para ser removido, o que muitas vezes ocasiona mau cheiro, importunando os moradores e transeuntes das redondezas. Veja abaixo o passo-a-passo para construir uma composteira:

1- Escolha um canto no seu quintal, de preferência sombreado;

2- Faça um buraco ou construa um reduto usando materiais como bambu, madeira velha, tela de galinheiro, blocos ou tijolos (sem cimentar);

3- Deposite na composteira o material orgânico, já separado lixo seco;

4- Cubra o resíduo com folhas, grama ou com serragem, esterco seco, cama de animais, até que não dê para ver o material mais úmido (restos de alimentos) embaixo;

5- Regue o monte para umedecer essa camada de cobertura mais seca. Em época de chuva, cubra a composteira com tábuas, telhas ou plástico para não encharcar. Essa cobertura também protege o monte da radiação solar;

6- A cada dois ou três dias, areje bem o monte, passando todo o material de um lado para o outro, com um garfo. Após estes revolvimentos o material esquenta, indicando que a decomposição está ocorrendo corretamente. A qualquer momento você pode adicionar mais material orgânico à composteira, repetindo a etapa.

Fungos, tatuzinhos, besouros, piolhos-de-cobra, minhocas e trilhões de bactérias estarão trabalhando para você, decompondo o material. Esses “bichinhos” são inofensivos e não se espalham para além da leira (monte). Se, quando o composto estiver pronto, você quiser ensacá-lo para doar ou vender, peneire antes, devolvendo ao monte os bichinhos, para que eles possam continuar o trabalho de decomposição.

Preste atenção: se o monte está com a cor marrom café e cheiro agradável de terra; está homogêneo e não dá para distinguir os restos (talvez apenas um ossinho ou caroço mais duro) e se não esquentar mais, mesmo após o revolvimento, o composto está pronto para ser usado!

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado informa que o resíduo orgânico representa 60% do lixo coletado diariamente na cidade. Com a composteira em casa, você contribui para diminuir essa estatística, colaborando com o meio ambiente.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Gramado
Transfers, passeios, tours.
Gramadosite

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

PROCURANDO ADRENALINA?
Alpen Park

FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

PASSEIO DE QUADRICICLO NO ALPEN PARK
Alpen Park

Restaurante especializado em Caças
La Caceria Restaurante

   
Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br