As cerimônias que marcam o Sagrado Tríduo Pascal tiveram início nesta Quinta-feira Santa, dentro da programação do Gramado Aleluia 2006. A Igreja São Pedro novamente esteve lotada de cristãos que acompanharam atentamente a celebração da missa solene da Ceia do Senhor com o Lava-Pés. A bela decoração e iluminação dão toda a caracterização necessárias para a dramatização dos personagens que contam como foi a primeira ceia de Cristo com seus apóstolos.
Além dos fiéis da comunidade local, turistas vindos de vários pontos do país integraram-se ao ritual de reflexão, canto e oração, comandados pelo padre Elói Antônio Sandi. As leituras sagradas registraram trechos sobre a ceia pascal do povo hebreu, que representa também a ceia da libertação. “É a missa vespertina da última ceia do Senhor antes da sua morte e ressurreição”, lembrou o pároco.
Carregada de simbolismos, a missa realizada pela Igreja Católica destaca o sofrimento e sacrifício de Jesus na cruz e também a sua demonstração de humildade no ato de lavar os pés dos seus discípulos. “Hoje é um dia de profunda meditação, pois é um dia especial, em que Jesus Cristo instituiu o Sacerdócio com o Lava-Pés e também instituiu a Eucaristia, ao realizar a sua última ceia em comunhão com os apóstolos”, destacou padre Elói.
A instituição do sacerdócio, da Eucaristia, e o perdão dos pecados, tudo isso surgiu depois deste momento marcante no cristianismo. “Que a Eucaristia nos ensine cada vez mais o espírito de servir a Deus e ao próximo”, disse o sacerdote. A cerimônia do Lava-Pés foi realizada sob os olhares atentos do público, que aguardou silenciosamente a liturgia eucarística e a comunhão.
Texto: Adriana Silveira - Redação GramadoSite |  | |