Nova Petrópolis e suas variadas atividades esportivas e recreativas

Noticias Serra Em Fevereiro 07 Fevereiro / 2012 Terca-feira por Gramadosite

A segunda subida ao Malakoff desta edição do evento contou com 15 aventureiros no sábado, 4. Se embrenhar no meio do mato, subir mais de 20 metros com o apoio de cordas e superar o medo de cobras e outros animais silvestres, foi recompensando pela magnífica vista do Vale do Rio Caí, a brisa no rosto e a sensação de bem estar. “Muitas pessoas da nossa cidade procuram a Europa ou outros lugares para se aventurarem e nem fazem ideia das belezas que nós temos aqui ao nosso alcance”, destacou Anaide Blankenburg, moradora de Nova Petrópolis que está participando das atividades do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Daniel Jardim e Gláucio Pesamosca, orientaram a subida e passaram informações aos caminhantes sobre a formação do Malakoff. A última subida ao Malakoff desta edição do evento acontecerá no dia 18 de fevereiro.

No domingo, 5, a atividade esportiva foi dedicada aos que gostam de desbravar trilhas e estradas vicinais de bicicletas. Com um trajeto pela comunidade do Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis, os aventureiros foram surpreendidos com bastante chuva antes da largada e um sol forte durante a prova. Devido a isso, os esportistas encontraram bastante barro e emoção no percurso. “Acabou sendo uma prova bem difícil e quente, mas foi bem organizada. É uma das melhores da região e a única com premiação em dinheiro”, afirmaram a dupla caxiense, Fernando Luis Rossetti e Rodrigo Trentin, que participaram pela segunda vez da prova em Nova Petrópolis. Com 2h30min de prova, um percurso de 22 km, sendo 70% de trilhas, a segunda etapa do Enduro Bike de regularidade contou com cerca de 50 ciclistas divididos nas categorias elite, solo e categoria iniciante. O resultado oficial pode ser conferido no site www.endurobike.com.br.

Com tradições gaúchas em foco, cerca de 250 pessoas disputaram as provas de laço no CTG Pousada da Serra de Nova Petrópolis durante a 10ª edição da Festa Campeira. Além das provas de laço, apresentação de gineteadas, provas de rédeas e apresentações artísticas fizeram parte da programação. “As provas de laço foram a maior atração da nossa festa, mas também foi um momento para reunir amigos e cultivar o tradicionalismo”, disse Fábio Guaragni, Capataz Cultural e de Comunicação, que afirmou que cerca de mil pessoas estavam acampadas no CTG durante o final de semana. O cultivo das tradições foi ressaltada com a justa homenagem a João Sadi Schmitt, que foi Patrão do CTG Pousada da Serra numa época em que a cultura gaúcha ainda estava ganhando o seu espaço em Nova Petrópolis, uma cidade de cultura germânica muito acentuada. Schmitt foi homenageado durante a Festa Campeira com a disputa da Taça Cidade.

Um dos pontos mais altos do Município, o Morro da Fome da Linha Imperial, também foi sede do segundo Encontro de Aeromodelismo de Nova Petrópolis. Apesar do um número de aeromodelistas abaixo do esperado em função da chuva, o encontro foi positivo. De acordo com Luiz Carlos Lança, um dos idealizados do encontro, os participantes gostaram da pista e principalmente da vista do local. “Com cerca de 800 pessoas no encontro, ficamos surpresos com o grande prestígio da comunidade local”, afirmou ele. Lança ainda ressaltou que para 2012 a meta será criar a Associação do Luftplatz (local do encontro) e realizar um novo encontro no segundo semestre.

O quarto final de semana do Verão no Jardim da Serra Gaúcha encerrou com o tradicional show de verão na Rua Coberta. A chuva forte espantou grande parte do público, porém os amantes da boa música, principalmente do pop rock e clássicos dos anos 80 estavam na Rua Coberta prestigiando a Banda Leebe, formada por Allan Marcel (vocal) e Jean Phillipe (guitarra), Max Perêra (baixo) e Estevan Gallas (bateria).


Próximas atividades
O próximo final de semana, 11 e 12 de fevereiro, também será de grandes atrações no Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Entre as atividades, destacam-se a terceira edição do Desbravando Nova Petrópolis, uma caminhada que une o turismo rural a prática esportiva percorrendo quase 50 km em dois dias e a 11ª Maratona de Mountain Bike. Entre as atividades recreativas está a maior festa do interior de Nova Petrópolis, a 39ª Festa do Figo na Linha Brasil e o show de verão na Rua Coberta com a Banda Jacarandá.

As inscrições para as atividades esportivas podem ser feitas pelo email verao@novapetropolis.rs.gov.br ou pelo site www.novapetropolis.com.br/verao. O evento está sendo organizado pela Associação Tchon Ji, conta com o patrocínio da Cooperativa Piá e o apoio de Água Mineral Itati e Banco do Brasil.

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes