Fórum Cultural de Gramado marca um novo tempo para a cultura gramadense

Noticias Serra Em Maio 23 Maio / 2012 Quarta-feira por Gramadosite

O Plano Municipal de Cultura, que integra o projeto Viva Cultura e consiste na implantação, além próprio Plano, do Sistema, do Fundo de financiamento e do Conselho Municipal de Cultura, será criado atendendo as solicitações de cada segmento cultural de Gramado, criando assim um referencial na cultura gramadense para os próximos dez anos. “O Plano Municipal de Cultura visa deixar a área cultural gramadense mais plural, mais democrática, e será criado por quem está na linha de frente da cultura em nosso município”, comenta o Secretário de Cultura Daniel Bertolucci.

O Fórum Cultural, que reuniu, dezenas de artistas gramadenses, além de apresentar todas as prioridades que deverão compor o Plano Municipal de Cultura, também escolheu democraticamente um representante de cada classe cultural para participar diretamente da criação do Plano.

“A criação deste Plano Municipal de Cultura marcará um novo tempo na cultura gramadense. Agora a classe artística terá sua voz dentro da Gestão Municipal, e isso sem dúvida contribuirá muito para que a cultura gramadense tenha o destaque que merece”, afirma o Vice-Prefeito de Gramado Luia Barbacovi.

Assim que forem lançadas as demandas da classe cultural gramadense no Plano de Cultura, a etapa seguinte será a confecção das leis que irão instituir o funcionamento do Plano, do Sistema, do Fundo e do Conselho, além de estipular as fontes de financiamento do fundo, a forma de funcionamento do conselho e as ferramentas operacionais do Sistema de Cultura.

O Viva Cultura consiste em um conjunto de leis que visa garantir os direitos da classe cultural gramadense, comprometer o Poder Público com o desenvolvimento social, econômico e turistico através da cultura e promover a democratização da participação popular na gestão da cultura em Gramado.

O Viva Cultura tem como pilares a democratização da cultura, a utilização da arte como ferramenta de promoção da cidadania, a geração de renda e emprego e a formalização dos artistas, a construção de uma interface da Cultura com outros setores da sociedade, como o Turismo, a Educação, o Meio Ambiente e as ações sociais.

Tem como objetivo principal proporcionar a comunidade gramadense maior acesso as atividades culturais, seja nos bairros, na área urbana central ou nas localidades rurais do municipio, envolvendo desde as crianças atá a melhor idade, construindo um futuro mais plural, participativo e democrático, e que promova a diversidade cultural e viabilize o progresso consciente de Gramado.

Foram eleitos, por unanimidade, os seguintes conselheiros para a Comissão de acompanhamento do Viva Cultura Gramado:


Arte Digital e Fotografia – Sérgio Bonfante
Artes Cênicas e Teatro de Bonecos - Lisiane Berti
Artes Circenses - Maria Lina da Rocha
Artes Plásticas e Visuais – Kyra Burro
Artesanato – Claudia Kellerman
Audiovisual (Cinema, Video, TV e Internet) - Renata Rios
Espaços Públicos da Cultura – Maria Helena de Oliveira
Dança e Expressões Corporais – Lisiane Urbani
Espaços Culturais – Gilberto Guzenski
Eventos Culturais – Vicky Simon
Folclore e Patrimônio Histórico - Diolinda Valentin
Formação Cultural – Fernando Gomes
Gestão Pública da Cultura – Sandro Bonatto
Leitura – Andréia Jardim
Livro – Roberto Bordin
Música – Liana Rubenich
Música (Rock e generos musicais adjacentes) – Pedro Campos



Procurando hotel para ficar durante sua visita à Serra Gaúcha?
Clique aqui e faça sua reserva on-line
Aproveite para conhecer a Serra Gaúcha.
Confira a nova seção ATIVIDADES e monte o roteiro da sua visita à região!

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes