Ingressos Temporada de Natal
Turismo
Informação Hotéis e Tarifas Por Temporada INGRESSOS Passeios
Reserve online
 Destino: Período: a    Quartos: Pessoas:
Receba ofertas exclusivas

Você irá receber nossas ofertas de
hotéis, passeios, transfers e muito mais!
GramadoSite.com




Temperatura
em Gramado:
20°C


  Google   Orkut   YouTube   twitter gramado

Guia de Gramado RS - Serra Gaúcha - Brasil

Gramado RS - Serra Gaúcha

Texto publicado em 11/10/2007* - 13:42, quinta-feira.por Redação GramadoSite
*Atenção: você está lendo CONTEÚDO DE ARQUIVO. Publicado há mais de 7 anos!
Região tem hotel com certificado de Acessibilidade Total
O Instituto Pestalozzi atua há 81 anos na área de educação especial e tem trabalhado a questão da acessibilidade e inclusão social nos últimos 10 anos. A unidade de Canoas/RS é a pioneira, mas hoje em dia há 140 associações Pestalozzi espalhadas em todo o território nacional. Em 2004, com a realização do 1º Congresso Ibero-Americano de Acessibilidade no Turismo, em Canela/RS, foi criado o selo de Acessibilidade Total para a hotelaria. O único hotel certificado até então está situado na Serra Gaúcha.



O Hotel Villa Bella foi o primeiro hotel a obter o certificado de Acessibilidade Total do Instituto Pestalozzi de Canoas/RS, reconhecendo a sua aptidão para acolher pessoas com necessidades especiais. Primeiro e único. A psicóloga Maria Beatriz Würth Lagranha, que trabalha há 30 anos no Instituto Pestalozzi de Canoas/RS – há dez na área de acessibilidade e inclusão social – comenta que alguns fatores inviabilizaram a continuidade do projeto, que foi criado em parceria com o Ministério do Turismo e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos com a intenção de motivar os empresários a adaptar sua estrutura de atendimento para receber pessoas com deficiência.

Conforme Maria Beatriz, são dois os fatores principais: “Os empresários não acreditam no retorno financeiro desse investimento em adaptação; e não se tem ainda estatísticas que mostrem esse potencial consumidor. Turismo acessível é um tema novo no Brasil”, argumenta, complementando com a informação de que muitos optam por viagens para o exterior, onde encontram melhores condições de atendimento.

Hotel Villa Bella
O hotel Villa Bella dispõe de apartamentos totalmente adaptados: as portas e corredores dos apartamentos são mais largos, os banheiros têm barras de segurança, piso antiderrapante, cadeira especial no chuveiro, pias e vaso sanitário de fácil acesso.

As áreas sociais do hotel possuem rampas e banheiros com adaptação. Na área das piscinas, o piso é antiderrapante, uma cadeira-elevador facilita o acesso do hóspede à piscina com segurança e há barras de apoio dentro dela. Há cadeiras de rodas à disposição. A equipe do hotel participa periodicamente de cursos de preparação para atender a esse público. O braile está presente no cardápio do restaurante e nas sinalizações dos elevadores.

Hotel Continental

Outro hotel com bom nível de adaptação para atender a quem tem deficiência física é o Continental, em Canela, cidade vizinha de Gramado. Os elevadores que dão acesso a todos os pisos do hotel têm medidas laterais suficientes para permitir o acesso de cadeirantes. Rampas também permitem a livre circulação em toda a área social do hotel: lobby, restaurante, coffee shopp, piscina térmica coberta, etc.

No Centro de Eventos, está instalado um telefone público com a altura baseada nas medidas regulamentadas para quem se locomove com cadeira de rodas. Todos os banheiros sociais do hotel, inclusive do Centro de Eventos, possuem entradas e cabines adaptadas, com barras de segurança.

Dois apartamentos foram adaptados conforme a regulamentação de acessibilidade: altura da cama, altura da mesa de apoio, altura do criado-mudo, banheiro adaptado, espaço e acesso do box para o chuveiro, cadeira para banho.

Outras opções

Veja abaixo informações de outros meios de hospedagem quanto à acessibilidade de sua estrutura:

Hotel Recanto da Serra
Tem um apartamento duplo luxo adaptado para hóspedes com deficiência física. Esse quarto fica no prédio principal do hotel, no mesmo piso que a sala do café da manhã. As rampas, corredores e portas mais largas garantem o acesso ao prédio. O banheiro do apartamento está equipado com barras de apoio, assento adaptado para o vaso sanitário e assento especial no box. A piscina térmica interna também conta com barras de apoio.



Rita Hoppner
Possui apartamentos próprios para deficientes físicos, com apoio nos vasos sanitários e box nos banheiros, rampas de acesso e portas com espaço suficiente para o trânsito de cadeirantes. Na área social, também tem banheiro adaptado.



Pousada Kaster
Conta com todos os requisitos necessários para dar conforto a pessoas com deficiência física. Os apartamentos são amplos, com banheiros grandes, facilitando a locomoção. Rampas e elevadores permitem o acesso a todos os andares do prédio.



Mercure Hotel
Conta com três apartamentos com barras de apoio nos banheiros. Esses apartamentos são conjugados, possibilitando que um acompanhante fique ao lado, caso necessário.



Hotel Alpestre
Dispõe de apartamentos adaptados, com portas mais largas e box para banho em tamanho especial, juntamente com os acessórios necessários. O hotel conta também com elevador e rampas especiais para cadeirantes.



Hotel Pousada Le Château
Empresta cadeiras de rodas e cadeiras para banho. O toalete da recepção está adaptado para cadeirantes. Conta com apartamentos adaptados para pessoas com deficiência física, facilidade no acesso à piscina e à sauna para cadeirantes.



Pousada Bella Terra
Oferece apoio para deficientes físicos nos apartamentos luxo localizados no mesmo andar que a recepção.



Hotel Casa da Montanha
Tem um apartamento com melhor estrutura para pessoas com deficiência física, mas não o considera totalmente adaptado, segundo a gerência de hospedagem. Os acessos aos dois restaurantes do hotel e à área social são possíveis de elevador.



Hotel Bavária
Dispõe de um apartamento adequado para atender hóspedes com deficiência física.



Hotel Alta Vista
Sem apartamento adaptado, o hotel possui elevador e rampa de acesso para atender aos deficientes físicos.


Huuuum... Fondue!
Chateau de la Fondue Restaurant

Rodízio de Fondue com música ao vivo!
St. Gallen Restaurant

Venha conhecer a Cervejaria do Farol
Cervejaria do Farol

Pizza na Medida da Sua Fome!
Mangia Metro Pizzeria

Cara de Mau Pizzeria
Cara de Mau Pizzeria

FAÇA PARTE DESTA AVENTURA!!!
Alpen Park

   
Enviar por email         |         Comentar         |         Imprimir

Direitos Autorais © 1997-2014,GramadoSite Internet e Turismo Ltda. CNPJ: 04.304.139/0001-80
E-mail:
comercial@gramadosite.com
Endereço: Rua Augusto Zatti, 78 - Sala 103 - Centro - Gramado/RS - 95670-000 Telefones: (54) 3286 2078 / (54) 3286 5515
GramadoSite 16 anos O primeiro site turístico sobre Gramado e região da Serra Gaúcha - Reservas, Hotéis, Pousadas, Pontos Turísticos, Eventos, Compras, Imóveis, Notícias, Cultura e Informação.
O uso deste site implica na aceitação de todos os termos de uso.
EMBRATUR Nº 23.012908.10.0001-3


RSS - Notícias/Gramado
gramadosite.com.br gramadosite.com.br