Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua vinda a Gramado

Noticias Turismo 04 Agosto / 2011 Quinta-feira por Gramadosite

Então, para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia por aqui, preparamos várias dicas, desde de como chegar, onde e o que comer, que lugares conhecer, o que fazer e muito mais.

Clique nas informações abaixo (como chegar, onde ficar, onde comer, onde passear, compras) para acessar nossas sugestões sobre o assunto.

Como chegar...

Considerada uma das rotas mais apaixonantes do Brasil, as estradas que levam à Serra Gaúcha reservam paisagens deslumbrantes. Veja abaixo dicas de como chegar a Gramado...

... vindo de carro

Se você vem de carro e pela capital Porto Alegre, o caminho indicado para chegar até Gramado é passando por Novo Hamburgo, pela BR 116. Só é preciso ficar atento nas trocas de estrada: em Novo Hamburgo, da BR-116 para RS-239 e, em Taquara, da RS-239 para RS-115.

Veja o caminho: Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, o turista faz uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo.

Em Novo Hamburgo, quando acaba a pista dupla da BR-116, toma-se a RS-239, que já está com a sua duplicação concluída. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara.

Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 (80 km/h) e no quilômetro 29 há mais dois (60 km/h), de onde se parte para Gramado, pela RS-115, subindo a Serra.
... vindo de ônibus ou traslado

Para quem vem de longe, existe a opção de desembarcar na cidade de ônibus ou traslado (para quem vem de avião e sem carro).

Ônibus: De Porto Alegre para Gramado tem ônibus diariamente. É possível optar pela modalidade Executivo-Direto (via Gravataí) ou Semi-Direto, com uma única parada na rodoviária de Taquara. Independente da escolha, a viagem leva duas horas.

Traslado: De alguns estados brasileiros e outros países chegam diariamente vôos regulares até a capital, no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para chegar a Gramado, além do ônibus, existe a possibilidade de contratar traslado Aeroporto/Serra. O transfer precisa ser agendado com antecedência e é realizado de acordo com o número de pessoas daquele horário, podendo ser de carro, van ou micro-ônibus. O receptivo é feito pelo guia ainda no aeroporto e a viagem leva cerca de duas horas - 115km. Você pode comprar o seu transfer aqui na GramadoSite. Basta clicar aqui. É fácil, rápido e seguro!
Onde ficar...

Gramado, sozinha, soma mais de 100 hotéis e pousadas, onde as tarifas variam conforme o período da viagem. Clicando aqui você pode pesquisar os hotéis com vaga e ver em tempo real as tarifas e disponibilidades dos hotéis e pousadas de Gramado. Mas antes, veja abaixo algumas dicas sobre onde ficar...

... bem, mas pagando pouco

Para quem procura um lugar apenas para passar a noite e pagar barato, a dica é se hospedar no Motel Avenida, onde você faz o check-in a partir das 20h e check-out até o meio-dia da data escolhida. Sem contar com a infra-estrutura de um hotel - que geralmente oferece sala de estar e de jogos, café da manhã, entre outros serviços - o Motel é uma boa opção para quem vem à cidade para participar de Congressos e eventos com programação intensa durante o dia e precisa apenas de um lugar para recarregar as energias ou, simplesmente, para quem quer apenas passar a noite em um bom quarto e, é claro, economizar.

Como segunda opção, existem diversas pousadas com preços acessíveis. Nestes lugares, é possível acordar com o cheirinho do café da manhã que é preparado com zelo pelos proprietários. Algumas pousadas são muito simples e outras são extremamente requintadas, mas, sem abrir mão do conforto, todas são acolhedoras.

... para curtir, relaxar e esquecer do mundo

Perfeitas para descansar e esquecer do resto do mundo, os hotéis-fazenda são ideais para quem quer desfrutar da tranquilidade serrana em meio a exuberência da natureza local. Em meio a reserva de araucárias e mata nativa, na Estalagem Reserva da Collina e no Hotel Pousada Colina de Pedra é possível se hospedar em charmosos chalés em estilo rústico. Ambos se localizam a cerca de 8km do centro de Gramado - 12 minutos de carro, sendo 4km de estrada de chão.

Para quem prefere desfrutar de toda a infra-estrutura de um grande hotel, sem abrir mão do quesito natureza, outra opção é o Hotel Fazenda pampas da Serra, que, com mais de 40 apartamentos, dispõe de ampla área verde, passeio a cavalo, açudes para pesca, pomares e outros opcionais para que você curta ainda mais sua estadia em meio a natureza. O Hotel Fazenda Pampas está localizado na avenida entre as cidades de Gramado e Canela, a cerca de 10 minutos de carro até o centro.

... sem se preocupar com as crianças

Se você vem com crianças, a dica é procurar um hotel com infra-estrutura de lazer, como o Hotel Alpestre - que oferece cardápio infantil, playground, quadra de esportes, sala de jogos e piscina -, o Hotel Serra Azul que dispõe de serviço de Baby Sitter ou o Villa Bella, que disponibiliza sala de recreação, playground e piscina térmica infatil.

... para aproveitar a dois

Agora, se você vem a Gramado em busca de requinte e sofisticação, você precisa conhecer o Hotel Casa da Montanha e o St. Hubertus. O primeiro fica localizado no centro da cidade, na Av. Borges de Medeiros; enquanto o segundo fica em frente a um dos cartões-postais de Gramado: o Lago Negro. Aí vai de você: vai querer acordar olhando para o lago ou para bosque no centro da cidade?


Clicando aqui você pode pesquisar os hotéis com vaga e ver em tempo real as tarifas e disponibilidades dos hotéis e pousadas de Gramado.

Onde Comer...

A cidade oferece a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de restaurantes, cantinas, casas de café colonial, galeterias, fondues e tantos outros estabelecimentos que, juntos, oferecem o que há de melhor neste mundo dos sabores.

... na hora do almoço

Como uma boa pedida de almoço, o Café Colonial beira a extravagância, com uma mesa farta com mais de 80 variedades de doces e salgados, sucos, chocolates, cafés e vinhos. O desafio é conseguir provar tudo!
Aos que preferem fazer uma refeição completa, a dica fica por conta dos restaurantes com buffet a quilo ou os que oferecem pratos a la carte, como o Trattoria Del Corso.
... no meio da tarde

A tarde, entre umas comprinhas e outras, sempre bate aquela fome! Com um abiente bem decorado no estilo anos 70, o Buteco e Armazém Licks está localizado bem na Av. Borges de Medeiros e oferece um cardápio delicioso (e barato!).
Desde lanches rápidos, como torradas e folhados, até sopas, lasanhas, pizzas e massas. Porém, a especialidade da casa é o Sanduba do Buteco e o Xis Quadrado de Forno, que são uma refeição completa e servem até oito pessoas, e os sucos e vitaminas naturais. Aberto desde às 11h da manhã, o Buteco do Licks segue até a noite, com música ao vivo em sua programação noturna.
... para jantar
No quesito gastronomia, Gramado tem duas paradas obrigatórias: o café colonial e a fondue
A fondue é uma comida para ser saboreada. Tem todo um ritual: mergulhar o pão no queijo, fritar a carne, escolher o molho, cobrir as frutas com chocolate... é preciso ir a uma casa de fondue com tempo e bem acompanhado. A programação é ideal para um jantar romântico para os apaixonados, já que o ambiente tem todo o charme da meia luz amarela ou até mesmo iluminando as mesas com luz de velas.

A tradição vem das cidades européias, que é quando o inverno pede que todos se aqueçam com um bom vinho e passem horas em torno de uma mesa saboreando a famosa fondue. A maioria das casas oferece o tradicional rodízio, com fondue de queijo, preparado com verdadeiros queijos suíços, seguido do de carne, que vem acompanhado de 16 tipos de molho - a dica fica por conta da escolha da fondue de carne na pedra e não frio no óleo, pois além de ser mais saudável, fica mais gostoso.
E, para fechar a noite com chave de ouro, a fondue de chocolate, que conta com cerca de oito variedades de frutas e biscoito wafer.

Onde Passear...

Gramado conta com mais de 15 pontos turísticos, sem contar os parques e museus. Ou seja, você tem muito a conhecer por aqui! Veja abaixo dicas de onde ir...

... conhecendo o melhor dos pontos turísticos

A cidade é conhecida mundialmente por seus cartões-postais como o Lago Negro, o Lago Joaquina Rita Bier, a Rua Coberta e a Igreja Matriz São Pedro.
Atualmente, até mesmo a principal avenida da cidade, a Av. Borges de Medeiros, é considerada um ponto turístico. Isso porque após remodelação, a avenida ficou parecendo um verdadeiro cenário de cinema, com vias largas e fiação subterrênea. Pode reparar, a Borges de Medeiros não tem postes!

Clique aqui para saber mais informações sobre os pontos turísticos que você não pode deixar de visitar.

... para viajar no tempo, realizar sonhos e se divertir muito!

Quem nunca sonhou em estar frente-a-frente do seu ídolo?
Já pensou em ficar pertinho do Brad Pitt, da Madonna e do Ronaldinho Gaúcho?
Que menino nunca brincou de carrinho, imaginando estar dirigindo uma Ferrari em alta velocidade?

É por essas e outras que, para completar o seu roteiro turístico, a dica é visitar o circuito de museus de Gramado, formado pelo Museu de Cera Dreamland, com celebridades como Ronaldinho Gaúcho, Michael Jackson, Madonna, Shrek e Elvis Presley, o Harley Motor Show, um espaço inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson, o Hollywood Dream Cars Museu do Automóvel, onde, além de sentir o clima da emoção e nostalgia dos anos dourados, pode-se conhecer a mais linda exposição de carros antigos e, o Super Carros, onde é possível além de admirar de perto, dirigir um destes super carros. Um não, vários deles!
E por fim, vamos às compras!

Gramado é um verdadeiro shopping a céu aberto. A cidade conta com mais de mil pontos comerciais concentrados basicamente nas duas principais avenidas que cortam a cidade: a Av. Borges de Medeiros e a Avenida das Hortênsias. Parece pouco, mas não é.

Com lojas modernas e bem decoradas, um passeio pelo centro de Gramado revela o que é moda em couro, o melhor chocolate caseiro do país, a tradição na fabricação de móveis e um artesanato rico em criatividade.

Durante o final de semana, ao lado da rodoviária, na Praça das Comunicações, encontram-se autênticos fornos de barros, onde os produtores rurais de Gramado preparam e comercializam cucas e pães quentinhos. Você não pode deixar de experimentar!


Lembramos que a GramadoSite oferece, desde 2009, reserva online de hotéis e pousadas de Gramado e região, para que você possa comprar sua estadia com antecedência e segurança. O sistema roda em ambiente protegido com conexão segura (SSL), as transações ocorrem diretamente da conta do comprador para a conta do hotel - sem intermediários, portanto ninguém fica com seus dados. Prático, fácil e seguro. Clique aqui e faça sua reserva on-line para o período de sua estadia.

Nestes mesmos moldes, a GramadoSite também oferece a possibilidade de você montar o roteiro de sua visita à região. Onde você pode comprar tranfers (IN e OUT), jantares, passeios, citytours e muito mais! Confira a nova seção ATIVIDADES e monte o roteiro da sua visita à região!

Esperamos que essas dicas lhe sejam úteis e que você passe bons momentos nesta cidade encantadora.

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicone do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes