• Ao chegar no Zoológico, já sentimos um clima rústico e totalmente natural, como no “Tempo das Cavernas”, onde ficamos rodeados de pedras em meio a uma natureza exuberante, sentindo o aroma de ar puro e um friozinho na barriga de curiosidade de saber o que vamos encontrar logo a frente.

  • O Parque possui 20 hectares de terra e 1,2 Km de caminhada, mais de 1.000 animais exclusivos da fauna brasileira e mais de 200 espécies.

  • Antes de conhecer o Zoo, é necessário assistir a um rápido vídeo, com explicações sobre o parque e os cuidados que o visitante deve ter ao visitá-lo. Após o vídeo, é chegada a hora de entrar em meio à natureza e esquecer de toda a tecnologia presente hoje no nosso dia-a-dia.

    Ao entrar, temos uma surpresa: somos recepcionados por Tucanos. Voando livremente entre as pessoas, eles encantam a todos com sua beleza. No local há vários viveiros, que recebem o nome de Aves do Brasil, onde pode se encontrar várias espécies, inclusive algumas que hoje estão em extinção.

  • Após a calorosa recepção das aves, encontramos emas, macacos, onças, carcarás, quatis, sagüis, pumas, sucuris, jacarés, lontras e mais uma infinidade de animais que nos fazem repensar na vida, na natureza.

  • Dentro do Zoológico, os animais são as estrelas. Por isso, encontramos placas com indicações e curiosidades que despertam ao entrar em contato com os animais. As placas possuem informações dos habitats de cada espécie, os períodos que eles estão mais ativos e informações sobre a alimentação de cada bicho. E a novidade é que alguns animais são ganhadores de kikitos, conforme a sua característica mais marcante. A puma, por exemplo, é vencedora na agilidade e rapidez, a lontra recebe o kikito por sua agilidade na água, e o lobo-guará, recebe o kikito elegância.

  • Além de ter animais exclusivamente da fauna brasileira, o Zoo plantou mudas de Pau-Brasil, árvore símbolo do Brasil e também cuida com muito carinho de um Sabiá Laranjeira, que também é símbolo do nosso país.
    No passeio, até na hora de lanchar no restaurante do parque, conhecemos mais sobre a fauna brasileira, como o mapa que indica as aves símbolo de cada estado do Brasil.

    Exatamente na metade do passeio, podemos desfrutar do restaurante temático GUABI, onde os pratos são leves e típicos do Brasil.

  • O mais interessante do lugar é a história de cada animal que mora ali. Todos são recuperados pelo IBAMA. Dos tráficos de animais, alguns foram achados machucados, outros foram encontrados em cativeiros não apropriados para suas espécies. Cada bicho tem sua história, assim como cada um é cuidado com toda a atenção necessária. Com assistência veterinária 24 horas, os animais já fazem parte da família dos colaboradores. Os ambientes são todos preparados carinhosamente para recepcionar os bichos, de acordo com a sua espécie e com a sua forma de vida. Afinal, nada como a casa da gente.

  • Outra característica fundamental do Zoo, é a educação ambiental. A origem da palavra "zoológico" é grega e significa estudo dos animais, por isso, o parque é um centro de pesquisa e de educação ambiental. Além do belíssimo passeio, saímos de lá pensando de outra forma em relação a natureza. O parque dispõe de educadores ambientais que fazem todo o passeio ao lado dos grupos, explicando qualquer dúvida aos visitantes. Lá, também é desenvolvido pesquisas junto a biólogos, para estudar geneticamente os animais.

  • Encontramos uma réplica da Estação Ecológica de Taim. O local possui animais como tartarugas, joões-de-barro, jacarés de papo amarelo, patos silvestres, capivaras e outros animais que podemos encontrar na verdadeira Estação de Taim.

  • Não bastasse todos os detalhes cuidados, você ainda pode encontrar ao final do passeio, réplicas de pinturas rupestres encontrados em sítios na Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. As pinturas expostas são reproduções de desenhos de animais que mostram a forma de como os nossos antepassados conviviam e viam os animais a 12 mil anos atrás.

    Sem dúvida é um passeio, que nos leva pensar sobre a vida de outra forma e mostra o quanto podemos contribuir com o meio ambiente, tudo isso regado à passeio, turismo, família e crianças. Qualquer um pode conferir este espaço totalmente brasileiro, em Gramado.

  • Localize no mapa Gramado Zoo
    Rodovia RS-115, Km 35 (Gramado/RS)
    Fone: (54) 3421 0800

    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 16h30min; aos sábados, domingos e feriados das 8h30min às 17h30min.

    Tempo médio de visitação: 2h



    Gramado Zoo Dos bichos às pinturas rupestres


    Por Redação GramadoSite, Fotos Rochelle Silveira