• Talvez a melhor pergunta seja o que a Nova Borges não tem: a principal avenida de Gramado está sem postes. A Borges de Medeiros foi revitalizada, ganhou novo paisagismo e agora toda a fiação é subterrânea. A despoluição visual e o paisagismo arrojado deixou a fotografia do centro de Gramado ainda mais bonita!

  • Muitos capítulos da história de Gramado passaram por esta avenida. A Borges de Medeiros é um marco do desenvolvimento social, econômico e, principalmente, turístico do município. Quem acompanhou a obra de revitalização talvez nem imagine que a primeira pavimentação da avenida principal de Gramado foi fruto do trabalho braçal realizado pelos homens da "Legião dos Trabalhadores", que dedicavam algumas horas do seu dia para a ação comunitária. Há quem se lembre do tempo em que as carroças passavam pela rua e esburacavam o calçamento de xaxins.

  • Aos olhos de quem vem a Gramado agora, uma nova paisagem se apresenta. O investimento na obra gira em torno dos R$ 6,5 milhões. A principal surpresa é a ausência dos postes no meio da avenida. Até o céu parece ficar mais azul! A paisagem fica muito mais limpa – eis um dos objetivos da obra: despoluir visualmente o centro da cidade.
  • Todas as redes de eletricidade, telefonia, Internet, TV a cabo, câmeras de vigilância, sistema de som, são subterrâneas. Nas laterais, junto ao meio-fio, postes decorativos fazem a iluminação pública.

  • Os passeios públicos receberam uma paginação padronizada, com diversos tipos de pedra. Os bancos, lixeiras, cabines telefônicas, pergolados, relógios, também foram projetados em materiais típicos da região. Tudo isso ajuda a dar um clima europeu à cidade, sem perder as características locais e valorizando o produto daqui. Para quem trafega de carro, vai o aviso: o trecho revitalizado sofreu uma correção no gabarito, corrigindo ondulações e imperfeições, antes de receber a nova pavimentação asfáltica.

  • Nas licitações, foi exigido que as empresas fornecedoras tivessem licenciamento ambiental. Um sistema de irrigação ecologicamente correto para os canteiros e floreiras também faz parte do projeto: o sistema capta e armazena a água da chuva. Por gravidade, em determinadas horas do dia, ele irriga as plantas sem o uso de qualquer tipo de equipamento ou desperdício de água potável, e ainda sem custos. As rótulas são decoradas com fontes d’água e também podem receber decoração conforme os eventos que se realizam a cidade.

  • E por falar em eventos da cidade, o Festival de Cinema recebeu homenagens na Nova Borges. O "Caminho das Estrelas" decora a calçada em frente ao Palácio dos Festivais com as mãos de famosos gravadas em placas de bronze. No trecho da avenida que interliga o Palácio dos Festivais à Rua Coberta, foi construído um elevado com mosaicos representando o kikito, que dá nome aos troféus distribuídos aos vencedores e homenageados do Festival.
  • Vale uma ressalva em relação à segurança nesse local: apesar de a rua ter sido nivelada com a calçada, o trânsito de veículos continua livre, portanto, não se distraia na hora das fotos!

  • A lei municipal n°28, de 24 de julho de 1956, oficializou o nome da avenida Borges de Medeiros. A rua já fora batizada por Major Nicoletti Filho, convidado para assumir a chefia do distrito pelo então presidente da província, o próprio Antonio Augusto Borges de Medeiros, em 1904. Nessa época, a avenida não passava de um traçado longitudinal, margeado por algumas casas.

  • Hoje em dia, a Borges concentra estabelecimentos variados de comércio, restaurantes e hotelaria. Sem contar os pontos turísticos, como o Cine Embaixador - ou Palácio dos Festivais; a Igreja Matriz São Pedro, erguida de madeira em 1914, e só em 1942 com a estrutura atual, feita de pedras; a Praça Major Nicoletti, também remodelada há pouco tempo; a Praça das Comunicações, ao lado da Rodoviária; e o Lago joaquina Rita Bier, área verde que serve de palco para grandes espetáculos, especialmente os natalinos.

  • O que no princípio era um aterro de xaxim, ganhou calçamento e só depois foi asfaltada. Agora recebeu de novo roupa nova, muito mais moderna e glamourosa. A Nova Borges só podia mesmo ser em Gramado!

  • O que a Nova Borges tem?O centro de Gramado com um visual ainda mais europeu


    Por: Taís Seibt
    Fotos: Arthur Silveira e Rochelle Silveira
    Fotos Antigas: Livro Gramado Retratos de Carlos Gilberto Drecksler e Iraci Casagrande Koppe