• Considerada uma das rotas mais apaixonantes do Brasil, as estradas que levam à Serra Gaúcha reservam paisagens deslumbrantes.

    Alguns trechos revelam cenários que parecem sair de filmes, tamanha a beleza dos lugares, ora margeados por hortênsias, ora pela mata verde de onde cantam os pássaros.

    Vale a pena fazer a viagem de carro, com direito a algumas paradas para apreciar e fotografar a natureza em estado de graça, portanto relaxe, tire o pé do acelerador e curta este passeio inesquecível.

    Se todos os caminhos levam à Gramado, fica muito mais fácil chegar tendo informações sobre distâncias e acessos.
    Antes de sair, confira na GramadoSite.com todos os detalhes dos lugares que deseja visitar!
  • De Carro:

    Gramado está localizada a 115km de Porto Alegre. A duração de viagem (independente do caminho) é de aproximadamente duas horas. Saindo da capital gaúcha em direção a Serra, o visitante pode optar por três caminhos:

    Porto Alegre-Gramado (via Gravataí/Taquara)

    Através da Free-Way (BR-101), no município de Gravataí, pega a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente, que apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. Vale a pena diminuir a velocidade, curtir a brisa agradável da Serra e apreciar a bela paisagem.

    Porto Alegre-Gramado (via Novo Hamburgo/Taquara)

    É a principal rota que faz o trajeto Porto Alegre/Gramado. Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, o turista faz uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Em Novo Hamburgo quando acaba a pista dupla da BR-116, toma-se a RS-239, que já está com a sua duplicação concluída. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara. Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 (80 km/h) e no quilômetro 29 há mais dois (60 km/h), de onde se parte para Gramado, pela RS-115, subindo a Serra.

    Porto Alegre-Gramado (via Nova Petrópolis)

    Um dos principais acessos a Serra Gaúcha é a BR-116. As dificuldades do intenso tráfego e o perigo constante oferecido pelo seu sinuoso traçado, são devidamente compensados por lindas paisagens que acompanham o trajeto até Nova Petrópolis, portão de entrada da Região das Hortênsias pela RS 235, distante 35km de Gramado.
  • De ônibus:
    De Porto Alegre para Gramado tem ônibus diariamente. É possível optar pela modalidade Executivo-Direto (via Gravataí) ou Semi-Direto, com uma única parada na rodoviária de Taquara. Independente da escolha, a viagem leva duas horas. Já de Caxias do Sul a Gramado o tempo de viagem é de 1h45min, também com diversas opções de horários.

    De avião:
    Porto Alegre - De alguns países e de vários estados brasileiros diariamente chegam vôos regulares até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Para chegar a Gramado, a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho*, é preciso pegar a rodovia RS-115, via Taquara, ou a RS-235, via Rota Romântica, que é o mais belo percurso para chegar até Gramado. Contratando traslado Aeroporto/Serra, o receptivo é feito pelo guia ainda no aeroporto. O transfer para Gramado é realizado de acordo com o número de pessoas, podendo ser de carro, vam, micro- ônibus ou ônibus de categoria turística. A viagem leva cerca de duas horas (115Km).

    Caxias do Sul - Para quem chega pelo aeroporto Regional Hugo Cantergiani**, localizado em Caxias do Sul, deve seguir por estrada (pela RS-122) até chegar em Gramado. A viagem leva cerca de 1h30min (70Km).

    * Aeroporto Internacional Salgado Filho
    Endereço: Av. Severo Dullius, 9010, Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3358-2000

    * * Aeroporto Regional Hugo Cantergiani
    Endereço: Av. Salgado Filho, 3451 Bairro Salgado Filho, Caxias do Sul/RS - Telefone: (54) 3213.2566