• O turismo na Serra Gaúcha nasceu quando os veranistas buscavam um destino com clima mais ameno para as férias de verão. Aos poucos a região foi se voltando para sua característica mais européia, promovendo eventos que atraíssem público nos meses de inverno, fazendo do frio o maior atrativo. Aí veio o Natal Luz para comprovar que Gramado é imperdível o ano inteiro.

  • No início do Natal Luz, a comissão organizadora do evento motivou os comerciantes da avenida principal a decorar e iluminar suas fachadas. Réguas de luzes foram vendidas e os pinheirinhos foram decorados. Enquanto a comissão colocava os enfeites, a comunidade chegava para ajudar. Assim nasceu o Tannembaumfest, que até hoje decora a principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, a cada edição do Natal Luz.

  • Apesar da decoração e do envolvimento comunitário, os organizadores perceberam que ainda faltava um concerto de Natal. O maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Ospa, Eleazar de Carvalho, topou coordenar o Grande Concerto. Foi organizada uma caminhada com velas pela cidade, com destino à Igreja Matriz, onde um coral com 500 vozes faria a apresentação com os músicos da Ospa. No dia marcado, aconteceu um temporal, prejudicando a caminhada. Mas, mesmo assim, o primeiro concerto aconteceu: no pavilhão da Igreja.

    Com esse exemplo de determinação e perseverança era visto que o Natal Luz iria vingar. Ao longo de mais de 20 anos, os concertos foram sendo reconfigurados e novos espetáculos incluídos na programação, hoje são três os principais: Nativitaten, Grande Desfile de Natal e Fantástica Fábrica de Natal.

  • Outras programações complementam a magia do Natal Luz de Gramado. É o caso da Árvore Cantante. Na Rua Coberta, um palco é montado em forma de árvore de Natal. Ali, músicas e temas natalinos são cantados por corais da Federação de Coros do Rio Grande do Sul.

  • Uma Vila de Natal é construída na Expogramado, durante o período do evento, destacando produtos natalinos feitos pelos artesãos gramadenses. O Papai Noel marca presença na Vila diariamente. Teatro de marionetes e um parquinho complementam a diversão para a criançada.