• Temperaturas próximas de zero, neblina e dias curtos (durante o inverno anoitece antes mesmo das 19h na Serra Gaúcha) são traços típicos da estação. Mas quem vem a Gramado nesta época do ano, não vem só para passar frio. É neste período que acontecem grandes eventos, como o Festival de Cinema, feiras do Livro, do Artesanato e diversas atrações promocionais de inverno, como você pode conferir no Calendário de Eventos.

  • De prático, traga roupas leves e também algumas peças mais pesadas. É característico do outono a amplitude térmica: dias muito quentes se intercalam com outros muito frios. Houve um outono em que o frio chegou a 5ºC! Às vezes até no mesmo dia a temperatura varia dos 5ºC aos 25ºC! É que, mesmo quando o tempo está limpo e faz calor durante a tarde, à noite a temperatura cai. Portanto, nunca saia para passear sem carregar um casaquinho na sacola, pois na hora de voltar o frio já estará chegando. De manhã cedo, a temperatura também costuma ser mais amena.

    Máquina fotográfica! Não esqueça de jeito nenhum! Você não vai querer perder os cliques destes cenários, vai?

  • Como tudo ganha um traçado particular na cidade serrana, a sopa cremosa feita com brócolis recebeu o nome de Lago Negro, homenageando um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado.
  • Quando as folhas das árvores caem formando um tapete dourado pelas calçadas de Gramado, os termômetros anunciam a chegada do outono. A estação é perfeita para os casais mais apaixonados.
  • Um bate-papo, uma roda de amigos e... uma pizza! Claro, Gramado também tem. As feitas em forno à lenha então... são indescritíveis. Para quem está mais light, uma sugestão é correr para os grelhados, a cidade tem ótimas opções, sempre acompanhadas de um resplandescente buffet de saladas.

  • É o cinema de Gramado e a sede de exibição dos filmes do Festival de Cinema de Gramado que, no período do evento (agosto), estende seu tapete vermelho que corre por toda a Rua Coberta até a porta de entrada, para receber os cineastas, atores, atrizes, produtores. Durante o Natal Luz, abriga a Bilheteria Central do evento e o espetáculo Arca de Noel.

    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, centro
    Horário de funcionamento: Sessões as sextas, sábados e domingos, às 20h30min
    Localização: Em frente a Rua Coberta, ao lado da Igreja Matriz São Pedro, no centro da cidade
    Telefone: (54) 3286 1058

    Saiba mais sobre o ponto turístico
    Confira a Matéria Especial do Palácio dos Festivais


  • Ao lado da estação rodoviária de Gramado, a praça conta com boa estrutura de apoio, como banheiros públicos sempre higienizados e ponto de táxi. No prédio em que estão instalados os quatro guichês para venda de passagens e um guarda-volumes, além do guichê específico para transporte e retirada de encomendas, também funciona um bar, comandado por Izidro Belotto.