• Conhecida pelo clima “naturalmente europeu”, slogan por muito tempo utilizado para divulgar a cidade de Gramado, a Região das Hortênsias não tem apenas temperaturas de inverno rigoroso, mas também uma rede gastronômica e de hospedagem preparada para tornar o frio acolhedor.

  • Temperaturas próximas de zero, neblina e dias curtos (durante o inverno anoitece antes mesmo das 19h na Serra Gaúcha) são traços típicos da estação. Mas quem vem a Gramado nesta época do ano, não vem só para passar frio. É neste período que acontecem grandes eventos, como o Festival de Cinema, feiras do Livro, do Artesanato e diversas atrações promocionais de inverno, como você pode conferir no Calendário de Eventos.

  • Bastante agasalho! Roupas de lã e couro são a melhor alternativa para espantar o frio. Não podem faltar luvas, gorros e mantas, ainda mais para quem está menos acostumado a enfrentar baixas temperaturas. Se não há opções no seu guarda-roupas, aproveite as lojas da cidade - que não são poucas! Certamente você vai encontrar a compra certa para ficar quentinho no inverno da Região das Hortênsias. Os dias costumam ser mais úmidos no inverno serrano, dê preferência a roupas e calçados impermeáveis e, se puder, traga um guarda-chuva ou até mesmo capas-de-chuva.

  • As temperaturas chegam perto de zero e podem inclusive ficar abaixo disso, mas a média gira entre 5ºC e 10ºC, como você pode conferir em nossa tabela que mostra a variação do clima em Gramado o ano todo. Contudo, não dá para tomar por base apenas o que os termômetros registram, pois a umidade faz com que a sensação térmica despenque. Mesmo com marcas de 5ºC, às vezes a sensação é de -12ºC.

  • Se por um lado se passa frio, por outro, fome é que ninguém passa por aqui! Em alguns casos, saciar uma coisa ajuda a espantar a outra. No seu roteiro não pode faltar a tradicional fondues ou as massas cuidadosamente preparadas para bem nutrir. Para aquecer mesmo, boas opções são as bebidas quentes oferecidas nos cafés, além de sopas deliciosas encontradas em alguns restaurantes servidas em buffet com vários sabores e acompanhamentos.

  • Hospedar-se na Região das Hortênsias no inverno é garantia de uma cama quentinha e um ambiente aconchegante para descansar no final do dia. Não faltam opções de hotéis e pousadas com calefação, lareira e outros sistemas de aquecimento. Assim, dá gosto passar um pouquinho de frio!

    Ah, quer saber se vai nevar?
    Fique de olho na nossa previsão do tempo. Clique aqui!

  • InvernoNeblina, comida quente e o calor da lareira


    Por Taís Seibt
    Fotos Arthur Silveira, Francisco Silveira e Rochelle Silveira