• Quando os termômetros anunciam as baixas temperaturas, a gente sente vontade de ficar espiando a geada pela janela, torcendo para a neve chegar. Muito mais do que um chimarrão – bebida que é uma tradição entre os gaúchos – nosso corpo pede alimentos quentes, energéticos e nutritivos. Aí fica fácil visualizar uma mesa farta, onde toda a família saboreia um prato especial: a massa. Com textura e sabor inigualáveis, ela é quase uma unanimidade nos dias frios.
  • Também chamada de pasta (palavra de origem grega, pàste, que significa algo como farinha misturada com molho), é o orgulho da autêntica nonna (avó) e da mamma (mãe). Nas colônias italianas de Gramado ainda hoje é muito comum o tradicional almoço de domingo, momento em que a família se encontra e, junto da mesa, espanta o frio com uma deliciosa massa. A presença desses descendentes é muito forte na cidade, basta conferir as opções gastronômicas dessa etnia. Com releituras inteligentes, alguns endereços souberam preservar costumes mas também inovar, mesclando elementos da alta gastronomia, enaltacendo o vigor e o sabor da massa... Nós agradecemos!

  • região Norte da Itália, está contido no Fettuccine con il Brasato (brasato - refere-se a uma carne que é cozida lentamente, por muito tempo). O fettuccine é uma massa larga e chata, que chega à mesa acompanhada da carne de panela (filet mignon, que é muito apropriado nesse caso, já que agrega facilmente o sabor que o acompanha).

    A consistência do molho é que dá o sabor ideal para cada prato. Esse filet é preparado com um típico molho italiano contendo tomate, especiarias e um vinho tinto que, preferencialmente, deve ser de uvas viníforas para ressaltar o sabor do prato através de um aroma muito sutil. Um Barollo cumpre esse papel com muita propriedade, assim como faz num maravilhoso ensopado piemontês.

  • a cozinha italiana permite que, a partir de uma base, vários pratos sejam criados com total independência de texturas, aromas e sabores. Nesse restaurante é possível conhecer a suculenta cozinha de três regiões da Itália: Toscana, Lombardia e Piemonte.

  • A linha mais saudável da cozinha mediterrânea apresenta o Agnolotti de Salmão al Profumo di Mari. Preparado à base de óleo de oliva, leva o tradicional molho de tomate preservando suas características nutricionais, além de muitos condimentos, é claro, pois essa é uma das qualidades da gastronomia italiana.

    A massa não tem segredos, uma base muito saborosa e simples, feita a partir de ingredientes elementares: farinha de grãos duros (grano duro), água, sal e ovos. Nessa cozinha que contempla mais temperos e ervas frescas, os molhos clássicos como o de caldo de carne, à béchamel, caldo de galinha, fumet de peixe e velouté circulam bem entre as receitas preferidas da cultura alimentar italiana.


  • A receita mediterrânea apresentada nesse restaurante segue uma linha mais leve para a digestão, mas ainda assim traz consigo a energia necessária para combater o frio... aquele frio que nos faz sentir mais fome e que nos convida a ficar grudado naquele fogão à lenha da nonna que está sempre tinindo.

  • A força da tradição conta a história desse prato, o Talharim ao Funghi com Molho Madeira. O segredo dessa receita está na base certa, seguindo à risca os ingredientes para garantir o sabor que se consagrou nessa cantina. Primeiro, é essencial que a massa seja caseira. Também é bom ficar de olho no tempo de cozimento, que varia conforme a massa. Reza a tradição italiana que, uma pasta deliciosa e autêntica é sempre servida al dente.

    Muito cuidado também com os molhos, pois são eles que conferem identidade aos alimentos. O talharim dessa receita é uma massa mais grossa, por isso deve receber molho em abundância, com textura, aroma e sabor marcantes, daí a importância do funghi e do molho madeira.

  • Contrapondo as inovações culinárias, os deveres elementares da cozinha italiana se resumem a usar ingredientes de qualidade, ser bem-feita e chegar sempre fumegante à mesa.

  • e a lareira aquece a conversa entre amigos aí dentro, então não perca tempo: confira aqui as receitas dos pratos que apresentamos com exclusividade nesta matéria e faça você mesmo, no conforto da sua casa. Além de saborosa em todas as suas variações, a massa traz consigo outra vantagem: a praticidade!