• Localizada numa ladeira ao lado da Avenida das Hortênsias, na zona central de Gramado, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – IECLB dedicada ao apóstolo Paulo se tornou um conhecido cartão postal da cidade. O templo foi inaugurado em 5 de fevereiro de 1961. O imponente relógio fixado na torre rendeu-lhe o “apelido” de Igreja do Relógio. Sua localização, num lugar mais alto do centro, possibilita que a torre seja vista de vários pontos da cidade. À noite, com a torre bem iluminada, ela se destaca em meio à escuridão, abençoando Gramado.

  • Nos dias de verão, quando as hortênsias estão desabrochadas, os tons azulados da planta que dá nome a esta região se somam ao azul do céu, contrastando com a tinta clara que colore o templo, ainda mais iluminado pelo sol. Em tempos de outono, são as folhas amareladas dos plátanos que compõem o degradê de efeitos visuais com a Igreja do Relógio. Se tiver neblina, também não tem problema, pois a torre coberta de cerração só agrega ainda mais charme à paisagem serrana.

  • Além dos cliques da igreja em si, vale subir a ladeira e fazer umas fotos da cidade vista do pátio da Igreja do Relógio. Mais do que religiosidade, beleza e novos olhares sobre Gramado.

  • Igreja do Relógio
    A torre do Relógio abençoa Gramado