• Quem chega a Gramado pela RS 235, via Nova Petrópolis/RS, logo na entrada da cidade se depara com um pórtico em estilo Bávaro dando as boas vindas. Com uma simplicidade requintada, o pórtico mostra a vocação gramadense para a hospitalidade.

  • Inaugurado em 6 de janeiro de 1973, o pórtico é construído em madeira e pedra, numa arquitetura rica em detalhes, recortes e cores. Parece uma casinha, de portas abertas para que o recém chegado possa conhecer cada recanto.

  • Como uma digna casa alemã sempre está acompanhada de um lindo jardim, a construção que segue o estilo Bávaro é cercada por canteiros com flores coloridas e sempre bem cuidadas, complementando o visual para a foto.

  • Aproveite e pare no acostamento. Tire um pouco os olhos do pórtico e segure a curiosidade de ver tudo o que está além dele. Desvie o seu olhar um pouco mais para a esquerda. Aprecie a vista da Serra Gaúcha, o traçado interiorano da zona residencial de Gramado e o que mais você conseguir desvendar em alguns instantes de apreciação. Entretanto, não se distraia: você está numa rodovia. O fluxo de veículos geralmente é intenso. Escolha um local seguro para estacionar e, na hora das fotos, preste atenção no tráfego. Logo a diante do pórtico, fica o posto da Polícia Rodoviária Estadual.