• Major Nicoletti foi o responsável pela localização atual de Gramado. Primeiro sub-intendente da localidade, Nicoletti instituiu a sede do distrito, em 1913, no núcleo que hoje compõe uma das imagens mais características da cidade: a praça que leva o seu nome, a Rua Coberta, a Igreja São Pedro e o Palácio dos Festivais.

  • A Praça Major Nicoletti passou por uma transformação há alguns anos. Inaugurada em 1936, ela foi complemente remodelada e reinaugurada em 2003. O chafariz de outrora deu lugar a uma fonte rodeada por flores coloridas. Perto da fonte, um coreto abriga manifestações artísticas: pintura, artesanato, música, teatro. Depende da programação da cidade.

    Os espaços da praça foram preenchidos com vários bancos para descanso, muito bem aproveitados pela comunidade para saborear a tradicional bebida dos gaúchos: o chimarrão, que logo reúne em torno de si uma roda de amigos para uma boa conversa.

    As galerias com lojas de diversos produtos, do chocolate às malhas, passando pelo artesanato e os calçados, são complementadas por cafeterias e restaurantes. A Central de Informações Turísticas está bem localizada, na esquina da praça.

    Os banheiros públicos, em uma estrutura limpa, organizada e sempre higienizada, até parece que estão dentro de um shopping center e não à beira da rua. Mas se dizem que Gramado é um shopping a céu aberto, então está tudo certo. Gramado é um luxo!