Como alavancar as vendas na indústria na época do Natal?

Todas as empresas B2C, como o varejo em geral, valorizam demais o período natalino. Muitas, inclusive, a consideram como a época mais importante do ano, quando o volume de compras aumenta significativamente.

Mas será que, assim como na Black Friday, é possível criar uma estratégia eficiente para B2B, baseando-se no Natal? A resposta é sim, por isso separei algumas dicas para a indústria alavancar suas vendas utilizando as ferramentas do marketing digital.
Para iniciarmos a conversa, é importante dar um aviso: seja qual for a estratégia da sua empresa, comece a planejar alguns meses antes. Normalmente, o fim de ano é corrido para deixar isso tudo para a última hora podendo ocasionar um fracasso gigante.

Como captar clientes no Natal?
Lembre-se que, por ser final de ano, uma grande parte das empresas pode estar em recesso, ou seja, mesmo que queiram comprar com você, isso só será analisado no início do ano seguinte. Por isso, é importante manter a comunicação com o seu possível cliente, para que ele não perca o interesse nesse meio tempo. Pense em conteúdo para as redes sociais, falando sobre as festas de fim de ano e férias, e, claro, relacionando-as com os seus produtos.
Envie neste período informações importantes e pertinentes ao segmento, como as perspectivas para o próximo ano ou tendências do segmento.

Mas o que fazer para manter os clientes que já possuo?
Ainda que o seu negócio seja B2B, todos os seus clientes possuem redes sociais, certo? Um conteúdo assertivo com certeza fará com que eles lembrem da sua indústria todas às vezes que tocarem no celular para algo.
Uma pesquisa realizada pela Consultoria em Marketing Digital TRIWI apontou que sete entre 10 empresas B2B nunca enviaram mensagens comemorativas (Feliz Natal, Boas Festas, Feliz Aniversário…) para sua base de clientes. Este é um grande erro, pois 100% dos entrevistados disseram que a principal plataforma de comunicação entre empresa e cliente é o próprio e-mail. Enviando essa mensagem e até mesmo oferecendo vantagens/ descontos especiais de Natal, auxiliam a manter o bom relacionamento.

Lembre seus antigos clientes sobre você
O final do ano é o período em que as empresas estão fazendo o fechamento desse ano e já planejando o seguinte. E, logicamente, você e sua indústria quer manter os clientes, visando a sua inclusão neste planejamento. Mas como fazer isso?
Mantenha o contato durante todo esse tempo de recesso, já falando de estratégias para o ano seguinte. Isso fará com que ele nem chegue a pensar em outra empresa que não seja a sua para realizar os serviços que precisa.

Publique conteúdos especiais para as necessidades do seu cliente
Diante dessa correria, as empresas estão sempre procurando soluções que as auxiliem neste período. É aí que entra a sua indústria.
Publique conteúdos mostrando que você pode dar um atendimento personalizado ao seu cliente, se adaptando aos prazos de entrega que ele precisa, à demanda necessária, entre outras "mãozinhas" que pode dar a ele.
Assim, você mostra que a sua instituição é parceira dele, não só para esse período, mas para todos os momentos.

Lembre-se que, indústria, empresa, varejo ou atacado, produtos e serviços, compra e venda estão sempre em alta na época de Natal, portanto, se antecipe e alavanque suas vendas!


Por: Ricardo Martins
CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.

Sobre a TRIWI
Fundada pelos sócios Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.
A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.
A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação.
Últimas