Responsabilidade ambiental a bordo da Maria Fumaça

Noticias Meio Ambiente 21 Março / 2018 Quarta-feira por Gramadosite

Há 25 anos a Giordani Turismo iniciava seus trabalhos na Serra Gaúcha colocando nos trilhos os primeiros vagões entre as estações de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, fazendo o clássico passeio da Maria Fumaça – Trem do Vinho, hoje símbolo da região e um dos responsáveis por alavancar o turismo regional. Na medida em que a empresa vive e valoriza essa paisagem única, entende também seu compromisso com a preservação desse ambiente natural e com programas de responsabilidade ambiental, que garantem mais qualidade nos processos para a empresa e para a região.

É com essa premissa que o tradicional trem à vapor Maria Fumaça segue se movimentando a cada nova partida de uma estação a outra em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Graças à implementação de um sistema de captação pluvial, a água da chuva é utilizada como combustível para a locomotiva. Contendo reservatórios que comportam aproximadamente 260 mil litros de água da chuva, em 2017 economizamos a quantidade de 1.500.000 litros de água potável, graças ao sistema de captação pluvial. O volume captado é distribuído em 10 caixas d’água e mais um reservatório subterrâneo sendo posteriormente utilizado para, além de abastecer as locomotivas a vapor, descarga nos banheiros dos vagões, lavagem do piso da área de manutenção, calçadas e ajardinamento.

Esse sistema foi implantado em 2004, conhecido como SIGiordani – Sistema Integrado de Gestão Giordani Turismo, e é coordenado pela Analista de Qualidade e Meio Ambiente Évelin Ferrari Rizzi.

“Esta água é proveniente dos sistemas de captação instalados nas estações de Bento Gonçalves e Garibaldi. Na estação de Garibaldi, serão captados aproximadamente 78 mil litros de água. As obras ainda estão em andamento, e para integrar o sistema de catação pluvial à paisagem, será executado um projeto de paisagismo e placas com informações para moradores e turistas contendo dados da sua principal utilização e da importância deste projeto para o meio ambiente. Para os próximos anos, está previsto a instalação de mais um ponto de coleta de água da chuva, desta vez em Carlos Barbosa”, explica Évelin.

E essa não é a única medida adotada pela empresa para amenizar os impactos de sua operação e colaborar com a preservação do meio ambiente.

Através da busca por alternativas limpas de utilização de combustível, em 2005 a empresa substituiu o carvão mineral por madeira reflorestada, que é uma fonte renovável de energia. Em 2015, reduziu a quantidade de lenha através da utilização de briquete, conhecida como lenha ecológica, que é fabricada a partir da serragem compactada, proveniente de resíduos gerados da fabricação de cabos de madeira da empresa Tramontina.

Além de fontes de energia renováveis, a empresa também trabalha na conscientização de sua comunidade para as boas práticas ambientais: instalou bacias de contenção de óleo nas estações onde a locomotiva pára e nas brasagens, evitando a contaminação do solo. Também realiza melhorias como o recolhimento de resíduos e o plantio de mais de 15 mil mudas no trajeto da Maria Fumaça.

O comprometimento da Giordani na preservação ambiental através dessas e outras ações garantiram à empresa dois importantes certificados: ISO 9001, referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, e ISO 14001, referente ao Sistema de Gestão do Meio Ambiente.

“Estas e outras ações ambientais da Giordani Turismo, contribuem para que possamos ter um mundo mais sustentável e ambientalmente correto”, comemora Évelin.


Epopéia Italiana? Passeio de Maria Fumaça? Clique aqui e compre agora seu passeio para estas e outras atrações em Bento Goncalves


Para referência | Boilerplate

Desde 1992 atuando na Serra Gaúcha, o Grupo Giordani se consolidou como referência no segmento de turismo ajudando a preservar e a disseminar a história e a cultura da região. O passeio de Maria Fumaça, a trajetória da imigração italiana, o Parque Temático Epopeia Italiana e as belezas naturais que a Região Uva e Vinho oferece são alguns dos atrativos que fazem parte do seu amplo portfólio.

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes