Vila de Natal - um mundo de magia e cor

Noticias Natal Em Gramado 02 Novembro / 2012 Sexta-feira por Gramadosite

Entre as novidades anunciadas está a reformulação dos espetáculos paralelos que fazem parte da Vila de Natal. Um cantinho de Gramado onde o visitante poderá passear com a família, se divertir com as atrações, brincar, tomar sorvete, comer pipoca, apreciar a decoração natalina, conhecer mais do artesanato gramadense e assistir a apresentações de corais locais e da região.

Com intensa programação a Vila conta com 25 expositores, sendo a maioria artesãos gramadenses que utilizam os espaços para expor os produtos natalinos. Além disso, a Vila conta com a Casa do Papai Noel, Cinema 3D e Parque de Diversões.

Na programação cultural estão seis modalidades de espetáculos novos, o Teatro de Bonecos, Eco-Anjos de Natal, Encantos de Natal, Fritz: O chapéu do Papai Noel, O Natal de Natanael e Folia de Reis. Atores, clowns, músicos, cantores, corais e a presença do próprio Papai Noel vão encantar os visitantes da Vila.

A Vila de Natal fica no antigo Parque Hotel, ao lado do atual Centro de Cultura de Gramado e do Lago Joaquina Rita Bier.



Espetáculos

- Natal de Natanael -A família de Natanael é uma família como todas as outras. Quer dizer, quase uma família como todas as outras, porque sempre nas noites de Natal, algum imprevisto acontece e o pai de Natanael tem que sair às pressas de casa. Natanael tem uma ideia: pedir ao Papai Noel, de presente de Natal, que o seu pai passe a noite de Natal com ele. Cheio de esperança, o menino aguarda o dia 24 de dezembro, mas outro imprevisto acontece e o seu pai avisa que, novamente, não irá passar a noite de Natal com a família. Muito triste e cansado da situação, Natanael tem um estalo. Resolve seguir o pai e passar a noite de Natal com ele, mesmo sem ser visto, mesmo escondido. A partir desse momento, Natanael vai viver a aventura mais emocionante da sua vida. O espetáculo tem direção de Raquel Grabauska, trilha sonora de Gustavo Finkler e trás no elenco Vika Schabbach/ Roger Wiest, Raquel Grabauska e Gustavo Finkler.

- Encantos de Natal –O projeto Encantos de Natal propõe a Contação de histórias e lendas natalinas curtas voltadas para toda a família. Um repertório de histórias e lendas que permanecem vivas através dos tempos e são passadas de geração para geração. Contadas um dia por uma avó ou por uma madrinha, elas resgatam o sentido, os símbolos e as tradições natalinas, reunindo realidade e magia, sonho e encanto. As histórias são somadas a elementos cênicos: pequenos objetos, um instrumento musical, um verso, etc. A atriz Elisa Lucas se utiliza desses recursos para ilustrar e simbolizar de forma poética cada uma das histórias e lendas, dando a elas um toque especial. Da mesma forma, trabalha com diferentes técnicas de interpretação e narração. Ao todo são 12 histórias ternas e poéticas, cada uma com duração entre cinco e sete minutos, que podem ser contadas em um dia, com intervalos entre elas. Para contar as histórias, a atriz interpreta um duende, símbolo do Natal, que com carisma e simpatia, interage com a plateia. Além dos objetos de cada história, Elisa utiliza m acordeom, com o qual, toca músicas tradicionais de Natal, ao final de cada história.

- Folia de Reis -Conta a história do nascimento do Natal, a partir de seus personagens mais significativos: Maria, José, Arcanjo Gabriel e o Deus Menino. Porém, nesta encenação, os contadores são os próprios Reis Magos da história original. Através do olhar desses Reis, o público redescobre a poética do Natal, a cada nova cena que se desvela a sua frente, mas principalmente ao ouvir, e cantar, as canções especialmente escolhidas para esse Auto de alegria! Os Três Reis colocam neste espetáculo uma boa dose de humor, apresentando ao público a história já tão vista e conhecida, de uma forma muito divertida. Falar de Natal é falar de encontros, de momentos felizes, de momentos de união e esperança em um mundo melhor. E com este espetáculo o Grupo Mototóti fala justamente disso, promovendo a cada apresentação, um momento de encontro com a grande família presente: o público!

- Eco-Anjos de Natal –Seis Eco-Anjos, iluminados pelo espírito Natalino, aparecerão na Vila de Natal. Eles representam elementos fundamentais para a conservação do planeta e continuidade de nossa espécie. Cada Eco-Anjo defende a consciência de conservação das matas, das águas, do ar, da reciclagem e ainda as brilhantes soluções do Eco Anjo das ideias. Todos conduzidos pelo anjo da guarda que protege, além do sentido de preservação dos bens naturais também a memória do espírito Natalino junto a todas as crianças do planeta. A intervenção dos Eco-Anjos tem a duração de 25 minutos. Eles entram na Vila de Natal cantando canções ao som dos instrumentos de alguns anjos; tambor (eco anjo das matas), sanfona (eco anjo do ar), pau d´agua (eco anjo das águas) e cornetas feitas de garrafa pet (eco anjo da reciclagem). Cada um terá um mini cenário, distribuído pela Villa, representando seus ambientes naturais. O público será conduzido a cada um desses ambientes, onde os anjos dividirão suas histórias de Natal relacionadas com os elementos que representam. Ao final das histórias os anjos conduzem o público à casa do grande anjo da guarda, representada por uma sábia velhinha, que dará ao público a receita dos biscoitinhos da felicidade e prosperidade. Encerrando com uma grande celebração ao Natal, e avida e preservação da natureza.

- Fritz: O chapéu do Papai Noel - Fritz é um faxineiro exemplar que trabalha na organização de um evento de Natal, na famosa Vila de Natal. Trabalha todos os dias, no mesmo lugar, fazendo sempre as mesmas coisas, levando uma vida em preto e branco. Trabalha no Natal e não acreditava em Papai Noel. Sua vida sai da rotina quando encontra uma mala velha, sem encontrar o dono, Fritz abre a mala e descobre um chapéu vermelho, que abre portas que ele não sabia existir. O que ele não esperava era entender naquele chapéu que os melhores presentes veem das coisas mais simples da vida. Brincadeiras começam a surgir e a graça e diversão invadem a vida de Fritz que convida todos a embarcar com ele na magia natalina. Imerso num mundo de magia e ilusão criado pela sua mente, Fritz se encanta com as possibilidades que a magia do Natal tem esperando por ele. Um espetáculo de mímica realizado através da intervenção com os espectadores, com base em esquetes de humor sutil e refinado. Fritz resgata nas pessoas o dom de ver os sentidos além da fala. Uma atração repleta de encanto.

- Teatro de Bonecos- Carlos se prepara para ir à Gramado curtir o Natal Luz. Na parada de ônibus acontece o inesperado: um sujeito muito esquisito o confunde com outra pessoa e... está armada a confusão. Será que Carlos chegará a tempo de curtir as atrações? Em 25 minutos de espetáculo, muitas surpresas podem aparecer! Acompanhe essa aventura do grupo Só Rindo Teatro de Bonecos, durante a programação da Vila de Natal. Com texto, roteiro e direção de Elisabeth Bado, música de Gutto Basso e figurino de Janine Spall, a peça envolverá adultos e crianças em uma atmosfera de mistério e muitas trapalhadas.


A Casa do Papai Noel funciona de terça a domingo, das 17h às 19h30min e o Cinema 3D - as 11h e 15h, em dias alternados.





Procurando hotel para ficar durante sua visita a Gramado?
Clique aqui e faça sua reserva on-line

Museus, Parques, Tours, já sabe o que onde ir? Clique aqui e compre seu ingresso.

Sentiu falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestões, elogios ou críticas a compartilhar? Escreva pra gente redacao@gramadosite.com.br .

Deseja ver mais fotos da Cidade? Acompanhe fotos atualizadas semanalmente no Facebook: facebook.com/gramadosite

Siga-nos no Twitter: @gramadositecom
Nos adicione do Facebook: facebook.com/gramadosite
Acesse nosso canal no Youtube: youtube.com/gramadosite .

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes