Projeto de arquitetos formados pela FSG é premiado em concurso internacional

Equipe projetou um complexo escolar e de moradia para uma aldeia de Malawii, na África

Um professor e um grupo de arquitetos que se formou em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), instituição do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, foram premiados em concurso internacional promovido pela organização ArchStorming. O trabalho assinado pelo professor Leonardo Giovenardi e pelos egressos George Pergher, Guilherme Dacas, Guilherme Xavier, Lucas Trentin e Victor Matheus Correa ficou em 4º lugar na competição African School Projects – Education for the Future, que reuniu 500 projetos oriundos de 71 países. O concurso tinha como objetivo desenvolver um projeto de uma escola de ensino secundário em uma comunidade de Malawii, na África. Os outros quatro trabalhos premiados foram produzidos por equipes do Texas, Nova Iorque, Milão e Paris.

O concurso exigia a criação de um complexo escolar e de moradia, com espaços de apoio aos estudos, alojamentos para os alunos e casas para professores, além de locais de convívio e apoio à comunidade, como hortas e espaços de eventos. Para criar o projeto, a equipe privilegiou a valorização da cultura local das aldeias e a relação entre as comunidades, preocupando-se em sugerir a utilização de materiais locais para a execução das instalações.

“Chamou muita a atenção a precariedade do sistema da aldeia em questão e o caráter social do concurso. Por exemplo, o programa exigia a criação de banheiros secos separados dos conjuntos edificados, pois não existe rede de esgoto e de água potável. Também tivemos que levar em conta a necessidade de criar espaços para a incineração do lixo, uma vez que não há coleta e muito menos tratamento de reciclagem dos resíduos”, observa Giovenardi. Ele lembra que o projeto da equipe da FSG preocupou-se em sugerir sistemas de captação das águas das chuvas e geração de energia a partir da captação solar, como forma de amenizar os problemas de infraestrutura.


Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida há 20 anos pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: fsg.edu.br