Sindilojas abre o Museu do Comércio durante a Festa das Colheitas

O Sindilojas Caxias já está em ritmo de festa da Uva e participa pelos próximos três finais de semana da Festa das Colheitas, com a abertura do Museu do Comércio, situado no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, durante as festividades.

Será uma oportunidade para a comunidade mergulhar na história de Caxias do Sul, conhecendo uma réplica de um típico armazém de Secos e Molhados do final do século 19. O acervo do museu conta com diversos objetos vendidos na época para os colonizadores, retratando o início do comércio varejista local com "bodegas" que comercializavam alimentos, rolos de fumo, ferramentas para a lavoura, itens de ferraria, utensílios domésticos, chapéus, entre outros. A entrada no Museu é gratuita e pode ser realizada já a partir da tarde de hoje, (13.03) abrindo nas sextas-feiras das 16h às 22h, nos sábados das 10h às 22h e nos domingo das 10h às 21h, nos dias 13, 14 e 15, 20, 21 e 22, 27, 28 e 29 de março.

O Museu do Comércio é uma realização do Sindilojas Caxias e completou 20 anos de funcionamento neste ano. Está localizado, desde fevereiro do ano 2000, na Réplica de Caxias de 1885 (casa número 9), reproduzindo fielmente um estabelecimento comercial da época. A representante do comércio no Concurso de Escolha das Soberanas da Festa da Uva 2021, Vanessa Mazzochi, destaca que a visita ao Museu é uma excelente maneira de conhecer a rica história da colonização de Caxias do Sul. "Nestas bodegas nossos agricultores encontraram as ferramentas e os suprimentos que estavam disponíveis na época. Ao visitar o museu percebemos melhor a dimensão do desafio que enfrentaram no dia a dia e valorizamos ainda mais sua história. O desenvolvimento de Caxias do Sul se deu na esteira do comércio varejista", reconhece a jovem.

A Festa das Colheitas ocorre no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva com atrações ítalo-gaúchas, danças folclóricas, corais, espetáculos teatrais, música e diversão.

Serviço:

Visitação do Museu do Comércio durante a Festa das Colheitas:

Quando? Dias 13, 14 e 15, 20, 21 e 22, 27, 28 e 29 de março.

Quanto? Entrada gratuita

Horário de funcionamento:

Sexta-feiras: das 16h às 22h

Sábados: das 10h às 22h e

Domingos: das 10h às 21h