Décio Baptista Pizzato

Economista (Registro CoREcon nº 3861-4ª Região), Pós-graduado em Administração Pública, ênfase municipal. Atuação no mercado de capitais como gestor de fundos de investimentos, gerente e diretor de empresas financeiras e de previdência privada.
Ex- diretor e conselheiro da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (RS). Analista de economia contemporânea, brasileira e internacional.
Articulista de opinião desde 1995, com artigos publicados sobre mercado de capitais e economia, nos jornais Gazeta Mercantil, Jornal do Comércio, revistas e jornais de empresas. Mantive comentário semanal de economia por 2 anos na Rádio Guaíba (POA).
Meus artigos são reproduzidos em sites, de editora e escritórios especializados. Fiz palestras de abertura de curso de pós-graduação, de semana acadêmica, de aula multidisciplinar, no Centro Universitário Feevale, Universidade de Caxias do Sul, Unisinos e UFRGS. Fonte de referência e orientação para jornalistas da área econômica e dissertações de formandos, sendo constantemente citado em colunas, matérias impressas e programas de rádio.
Autor da análise sobre o atual governo (período janeiro de 2003 a abril de 2005) que tem o título de “Nada além de uma ilusão”.



Informações de contato
Um novo mundo

Na semana que passou duas matérias na mídia para mim tiveram grande destaque. Com a leitura de ambas fiquei muito desanimado. Mas, hoje percebi que algo mais já está acontecendo, outros fatos que me fizeram recobrar o animo.

Curvas

As ações de tentar segurar a atual retração na economia pela política de juros estão se esgotando. O déficit nas contas públicas que vinha sendo reduzido não irá mais acontecer.

Quando tudo vai acabar

Um desabafo de quem apenas constata que na atual realidade tudo o que se sabe é que nada se sabe. Entretanto, a grande imprensa, as emissoras de televisões e as rádios, com orgasmos anunciam diariamente o número de contaminados pelo coronavírus e principalmente o número de mortos.

É preciso que tudo mude

O jornal o Estado de São Paulo desta quinta - feira, 29 de abril, trás matéria assinada pela jornalista Circe Bonatelli com a chamada "Demissões e home office podem esvaziar prédios empresariais, avalia Newmark".
Segue com o subtítulo "Segundo a consultoria imobiliária, risco de perda de inquilinos é maior para os edifícios onde funcionam as empresas de pequeno e médio porte que têm menos fôlego para lidar com a crise".

Tudo que é sólido desmancha no ar

Tudo que é sólido desmancha no ar é o título de um livro do escritor americano Marshall Berman. O título é em referencia a uma frase do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels.

Basta Zurrar

Observações de um lindo dia de confinamento em um domingo de Páscoa, onde os coelhinhos ficaram todos desempregados pelas determinações do presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Veja todas as publicações