Sesi promove cinema acessível em Canela

Cultura Notícias 15 Fevereiro / 2019 Sexta-feira por Gramadosite

O Festival de Cinema Acessível Kids vai sensibilizar você e sua família a ver, ouvir e sentir, através de uma exibição de filmes que proporcionará o acesso a uma experiência de inclusão e empatia. A sessão de cinema com o filme Divertida Mente dá ênfase ao público infanto-juvenil, em evento que é para toda a família. "Festival de Cinema Acessível Kids" apresenta os filmes, com Libras, audiodescrição e legenda descritiva, e que podem ser vistos por todos, pessoas com deficiências auditivas, visuais, cognitivas e intelectuais. O formato pelo qual as tecnologias são inseridas nos filmes é pioneiro e único: são apresentadas de forma simultânea e sem sobreposição à obra, o que proporciona o convívio entre pessoas com e sem deficiência. Além disso, é a primeira mostra de filmes internacionais de sucesso com temática juvenil e infantil.

O filme Divertida Mente conta a história de Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. Classificação: livre - Duração: 102 min.
O evento é uma realização do Serviço Social da Industria (Sesi-RS). Informações podem ser obtidas através do fone 0800 51 8555, a produção e execução é do Estúdio Som da Luz Tecnologias de Inclusão. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canela através da Secretaria de Educação, da Associação Canelense de Pessoa Portadoras de Deficiência Física (ACPDF).


Recorte do filme Divertida Mente com três tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, libras e legendas explicativas)






Vídeo Institucional do projeto Festival de Cinema Acessível Kids em formato acessível


Recorte da matéria da TV Assembleia sobre o Festival de Cinema Acessível Kids



Depoimento – Rafael Giguer

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes