Inspetoria Escolar

Cultura Notícias 12 Março / 2018 Segunda-feira por Ovídio Hillebrand

Nova Petrópolis era 3o distrito de São Sebastião do Caí. Na localidade de Linha Imperial, divisa com Linha Brasil, no lado esquerdo do Arroio Pirajá, havia um centro comercial e social. Em 1917, o jovem Reynaldo Ritter, de 17 anos, gostava de conversar com pessoas instruídas e adquiria livros que encomendava com os "Musterreiter", caixeiros viajantes, e tornou-se um autodidata. Ávido por cultura, queria passar seus próprios conhecimentos às crianças da vizinhança. Na casa comercial do pai, Guilherme Ritter, fundou sua própria escola; foi um sucesso ! No transcorrer dos anos o prefeito municipal, Egydio Michaelsen reconheceu esta escola familiar e a registrou como Escola Particular Subvencionada.
Um século depois destes fatos, Nova Petrópolis comemora seus 63 anos de emancipação política, e a Secretaria da Educação e Cultura deseja conhecer também os primórdios da educação de seu município, agora já há mais de meio século de administração. Em comemoração ao aniversário são feitas entrevistas com pessoas, idosas ou não, que possam contar algo do passado. Histórias orais passadas de pai a filho muitas vezes contém falhas ou distorções; isto confirma o ditado popular, "quem conta um conto acrescenta um ponto...". Por isso, para manter a verdade na História, nada mais justo e agradável achar documentos escritos e fotos que provem o que o povo conta, e realmente acontece. A cópia do documento original em anexo, contém diversas observações culturais muito valiosas em muitos sentidos.
O senhor Alberto Hillebrand, nomeado Delegado Escolar, também era pessoa dedicada à cultura; com 20 frequentou o Colégio dos Irmãos Maristas em Bom Princípio e em 1924 foi professor na comunidade de Nove Colônias. Em 1927 prestou o serviço militar no Sexto Regimento de Artilharia Montada em Cruz Alta onde foi Cabo Atirador e músico da Banda do Quartel. Apesar de o Delegado Escolar ter várias vistorias a fazer na escola, seu cargo era honorário, isto é, sem remuneração, coisa que não seria aceitável hoje.... Analisando este aspecto chama forte atenção que o prefeito lembra ao Delegado que faça um serviço patriótico para um eficiente ensino...

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes