Empresários gaúchos seguem otimistas com a economia

Economiaenegocios Notícias 11 Março / 2019 Segunda-feira por Gramadosite

O índice de confiança dos empresários do comércio gaúcho segue aumentando, e em fevereiro chegou a 123,0 pontos, o maior desde dezembro de 2013. A pesquisa, divulgada pela Fecomércio-RS nesta quinta-feira, 7 de março, pode ser conferida clicando no link abaixo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o ICEC variou 14,4%, e pelo sexto mês consecutivo segue em alta na margem.

Os empresários também estão mais otimistas com a economia, com o setor e com os seus empreendimentos. O indicador que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ultrapassou os 100 pontos, chegando a 101,9 pontos em fevereiro, maior valor registrado desde janeiro de 2014. O avanço em relação ao mesmo período do ano passado foi de 17,5% e em relação a janeiro a alta foi de 8,6%. As expectativas quanto ao futuro também são otimistas. Segundo a pesquisa, desde agosto de 2018 o índice segue em alta, e chegou a 160,5 pontos, maior valor desde maio de 2012. Frente ao mês anterior, o indicador teve aumento de 1,7%, registrando a sétima elevação consecutiva. "É um momento de otimismo. Entretanto, cabe ao empresário planejar, organizar os próximos meses e avaliar como a economia se comporta. As perspectivas são positivas, mas ainda há muita incerteza", avalia o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Por fim, o indicador que avalia os investimentos dos empresários do comércio (IIEC) manteve-se em 106,7 pontos, variando 16,8% em relação a fevereiro de 2018. A contratação de funcionários teve recuo na margem, registrando 122,7 pontos, e a situação de estoques teve pequeno aumento e avançou para 101,0 pontos, demonstrando que os empresários, apesar de mais otimistas, seguem cautelosos com a economia. Dessa forma, o IIEC permanece positivo, com apenas o subindicador do investimento abaixo de 100 pontos (96,2 pontos).


fecomercio-rs.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Analise-ICEC-fevereiro_2019.pdf

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes