A História do Festival de Cinema de Gramado

Noticias Festival De Cinema 06 Julho / 2011 Quarta-feira por Gramadosite

A verdade é que havia a necessidade de celebridades, convidaram então Geraldo Del Rey, e o "casal doçura" da televisão, os então casados Eva Wilma e John Herbert. Gramado ganhava então celebridades cinematográficas e televisivas, uma sempre importante atração dos festivais.

Em 1971, ainda durante a Festa das Hortênsias, foi realizada a 2° Mostra de Cinema e naquele ano a celebridade foi Jece Valadão. O Cinema Embaixador era pequeno e sem nenhum conforto, mas ninguém ligava para isso. O sucesso provou que poderia existir um grande festival no Rio Grande do Sul que se transformaria no maior do Brasil, o mais conhecido internacionalmente.

Em 1973, no mês de janeiro aconteceu o 1° Festival de Cinema de Gramado. O Festival desde o primeiro evento sempre foi o grande incentivador do Cinema Brasileiro.

Em 1992 , frente às dificuldades da indústria cinematográfica brasileira, o Festival passou a dialogar com os vizinhos hispanoamericanos. Falar espanhol. E porque não? Italiano e francês e o Festival tornou-se latino. O Festival passou a chamar-se Festival de Gramado – Cinema Iberoamericano e retornando ao seu nome original em 2007, porém, seguindo com Mostras Competitivas de Cinema Brasileiro e estrangeiro, já que é permitida a participação de filmes não somente de países Latinos.

O Kikito - "O Deus do Bom humor"
Num dia cinzento, Elisabeth Rosenfeld teve a idéia de criar algo para dissipar o mau humor, algo que ajudasse a vencer as amarguras da vida. Surgiu, assim, uma figura risonha: o Kikito, o deus do bom humor. Esta estatueta, devido ao seu êxito imediato, passou a ser o símbolo da cidade de Gramado, e depois, o símbolo e prêmio máximo dos Festivais de Cinema Brasileiro que, desde 1973, oficialmente, realizam-se nessa cidade. Como troféu do Festival, mede 33 cm de altura, foi confeccionado em madeira de imbuia até o ano de 1989. A partir de 1990 passou a ser feito de bronze.

De símbolo de uma cidade a prêmio de Festival, foi um salto. Romeu Dutra, em fins de 1970, levou o exemplar do Kikito para Ricardo Cravo Albim, então presidente do Instituto Nacional do Cinema - INC. Ricardo se agradou da estatueta e sugeriu, na ocasião, que a tomassem como troféu máximo dos Festivais de cinema, ainda que alguns preferissem a Hortênsia de Ouro. Este encontro foi marcado pelo ator gaúcho José Lewgoy.

Desde a criação do Kikito, por Elisabeth Rosenfeld, também a mãe do artesanato gramadense, esta estatueta tem sido confeccionada pelo escultor Orival da Silva Marques, o "Xixo", que trabalhava com Elisabeth nos primeiros anos do Festival.

As Premiações
Para os Filmes Brasileiros e Estrangeiros de Longa Metragem são premiados as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

Para os Filmes Brasileiros de Curta Metragem são premiados as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

Os júris de premiação dos filmes de Curta Metragem Nacional e de Longa Metragem (Brasileiro e Estrangeiro) poderão, ainda, atribuir, a seu critério, um Prêmio Especial do Júri.

Os troféus e os prêmios da Mostra de Filmes Gaúchos de Curta Metragem serão concedidos pelo Festival e Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Para os filmes concorrentes na Mostra Gaúcha serão premiados as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Música, Melhor Edição de Som e Melhor Produtor Executivo. O júri da Mostra Gaúcha - Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema atribuirá aos filmes concorrentes na Mostra os troféus e prêmios em dinheiro, num total de R$ 30.000,00, que serão oferecidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.


O 41º Festival de Cinema de Gramado acontece de 09 a 17 de Agosto de 2013. Clique aqui e faça sua reserva on-line para o período do evento.
Vai participar do Festival de Cinema? Aproveite para passear na Serra Gaúcha.
Confira a nova seção ATIVIDADES e monte o roteiro da sua visita à região!

Categorias:   Notícias | Artigos | Economia e Negócios | Estilo | Cultura | Esportes