Verão também rima com ação, campanha Verão em Canela movimenta turismo na Serra Gaúcha

Reduzir os impactos da sazonalidade na região esta é a meta do Verão em Canela, campanha que abrange mais de 27 estabelecimentos do município gaúcho e está em vigor até o dia 25 de março. Mais que promover uma maior circulação de turistas na cidade, o Verão em Canela espera registrar o destino no mapa dos que visitam a região, também no verão.
Se por um lado quem vem nos meses mais frios tem a esperança de ver a neve cobrindo a paisagem e apreciar as delícias gastronômicas que só o inverno oferece, no verão Canela é tão ou mais atrativa, pois além do clima agradável com temperaturas amenas, a cidade oferece uma ampla estrutura de hotéis, restaurantes e comércio, ideal para quem quer desfrutar das férias com a calma e a tranquilidade que não é possível durante todo o ano. Além disso, Canela é rica em parques e natureza, proporcionando ao visitante e ao morador passeios e atrações em contato com o que tem de mais belo. Uma trilha, uma caminhada, uma cachoeira, opções para curtir a estação não faltam.
Segundo o presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Alexandre Dapper, “este trabalho visa reduzir a sazonalidade desta época. Canela é muito atrativa neste período por suas belezas naturais e tranquilidade que temos na cidade”.

Formando uma rede em prol da mesma causa estão diversos estabelecimentos, são hotéis, restaurantes, parques, pousadas, atrativos turísticos, comércio e até uma instituição financeira uniram esforços para mostrar todo o potencial de Canela no Verão.
“Ações coletivas sempre são mais efetivas, por isso procuramos sempre participar das ações promovidas na cidade. Considero que o verão é uma das melhores épocas para se conhecer a cidade e vejo que poucas pessoas lembram do nosso destino nesta estação”, comentou Ditmar Belmann, coordenador da campanha.
E mimos não faltam! Descontos, promoções, e uma vasta programação. Tudo para o morador e o visitante terem ótimas experiências em Canela. “Conseguir manter o movimento constante no ano é sempre uma preocupação e o verão acaba sendo uma das épocas mais tranquilas, então fomentar o turismo e o comércio nesse período só vem a agregar”, reforçou o secretário de turismo e cultura Ângelo Sanches.

Durante o período diversos eventos estão acontecendo na cidade a exemplo do que aconteceu neste final de semana o Canela por um fio, um evento de Arte e Equilíbrio, Oferecendo Shows de Highline e Trickline em um dos cartões postais de maior visitação da Serra Gaúcha, o Parque Estadual do Caracol em Canela, a Feira de Canela que é uma Feira Cultural que acontece todos os domingo a céu aberto com a participação de expositores de artesanato, artes plásticas, antiquários, instituições e apresentações artísticas realizadas no Multipalco, na Praça João Corrêa das 9h às 17h além destas diversas palestras e workshops, passeio ciclístico e muito mais.

O que fazer no verão em Canela?

Centrinho de Canela com gastronomia
No centro de Canela temos um roteiro de passeio livre, com ótimos restaurantes onde é possível conhecer o melhor da gastronomia, cultura e da diversidade do nosso comércio, que se divide em malharias, lojas de chocolate, artesanato e lojas de vestuário em geral, se espalhando pelas ruas: Felisberto Soares, Osvaldo Aranha, Júlio de Castilhos e arredores.

Barroco Atelier – Vidro Soprado
Três artistas de uma mesma família criaram o Barroco Atelier. Um misto de loja e espaço de arte onde são produzidos objetos em vidro soprado, que vão das esculturas a colares e pingentes, modelados manualmente a fogo com utilização de maçarico na técnica conhecida como “mapworking”.

Catedral de Pedra
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes encontra-se no coração de Canela e sua beleza é grandiosa. Construída em estilo Gótico Inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos. Possui espetáculo de luzes diariamente.

Praça João Corrêa
A Praça João Corrêa é um dos pontos de referência de Canela, está situada no coração da cidade. É uma praça com grande importância para a população e para o nome da cidade, pois, nela há uma árvore chamada Caneleira e lá recebia tropeiros que cruzavam a cidade pela tradicional estrada Júlio de Castilhos. Ela também recebe vários eventos de destaque da cidade. É um lugar muito gostoso e é comum encontrar a população em rodas de chimarrão. Também há parquinho para as crianças. O busto do Coronel João Corrêa Ferreira da Silva está exposto no centro da praça. João Corrêa foi um desbravador do município serrano, foi o mentor do projeto da estrada de ferro que ligava Canela ao município de Taquara.

Casa de Pedra
No Centro de Canela está localizada a Casa de Pedra, histórica construção que atualmente abriga um cine-teatro e que dispõe de espaço para exposições artísticas e culturais.

Feirinha de Artesanato
Local: Largo da Casa de Pedra

Parque do Palácio
Criado especialmente para as caminhadas diárias de canelenses e visitantes, o parque dispõe de trilhas para descanso. Uma área de nove hectares na parte frontal do Palácio das Hortênsias (casa de verão do Governador do Estado), onde prevalece a preservação da mata nativa, além do cultivo de espécies plantadas especialmente para o contexto paisagístico. O lugar para suas caminhadas. No centro de Canela.

Endereço: Praça das Nações.

Roteiro estrada do CaracolParque Terra Mágica Florybal
O primeiro parque temático da região, com mais de 1000 esculturas e incríveis dinossauros animatrônicos. O parque conta com cinema 7D, vôo do Pterodáctilo, Território dos Dinossauros, Mina de Chocolate, Praça de Alimentação, Playground e estacionamento gratuito.

Castelinho Caracol
Uma das primeiras residências de Canela foi construída entre 1913 e 1915, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, um verdadeiro retorno ao passado. Possui também uma casa de chá, que serve o mais famoso “Apfestrudel” da região.

Parque do Caracol
A maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 metros, formando uma paisagem de rara beleza. O parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadarias de 927 degraus (em manutenção) que conduz a base da cascata.

Parque Bondinhos Aéreos
Localizado a 500 metros após o Parque do Caracol na estrada que leva ao Parque da Ferradura, o Parques da Serra possui uma área de 60 hectares numa região de grande potencial natural. O parque está localizado a 750 metros acima do nível do mar, na beira de uma escarpa que ladeia o Vale da Lageana. A maior atração do parque são os Bondinhos Aéreos. No percurso o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas auto interpretativas. Descendo novamente de bondinho chega-se a Estação Cascata, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol.

Caminhos das Graças
O trajeto entre o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura reserva uma surpresa para os mais atentos: é o caminho das graças. Várias imagens religiosas, decoradas pessoalmente pelos moradores, estão dispostas na frente das casas e servem de fonte de reflexão e oração aos visitantes.

Parque da Ferradura
O parque é denominado de Vale da Ferradura, porque há uma curva em forma de ferradura no rio Cai, é possível contemplar a mata nativa e ver de perto sua flora e fauna, o parque possui três mirantes de contemplação: Mirante do Vale do Arroio Caçador – o acesso para esse mirante é através de uma pequena trilha, cerca de três minutinhos você chegará ao mirante e se emocionará com beleza das a paisagem do Parque Vale.Mirante da Cascata do Arroio Caçador – para ter acesso a esse mirante, você irá descer uma trilha de 50 metros.  A natureza reserva para você outro espetáculo.Mirante Vale da Ferradura – esse é o principal mirante do Parque Vale da Ferradura. O acesso a esse mirante e por uma escada lateral. Você poderá apreciar a vista da Cascata do Arroio Caçador.

Parques atrativos e atividadesMundo a Vapor
São réplicas fieis, em miniatura, de máquinas e sistemas do tempo em que o mundo era movido a vapor. Criadas de forma única e exclusiva pelos irmãos Urbani, totalmente manuais, retratam uma importante parte da história da humanidade. O parque é coberto possui loja, você pode fazer uma foto como antigamente, café e oferece um passeio de trem cortesia.

Mirante Laje de Pedra
No parque Laje de Pedra, passeiam-se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. Através do seu mirante é possível observar um horizonte de montanhas e vales.

Parque do Lago – WillibadoDieterich
Parque construído para momentos de lazer com a família, tendo área para caminhada com iluminação com iluminação, playground, banheiros públicos, pista de skate e quadras poliesportivas. Situado a cinco quadras da Catedral de Pedra.

Flammi Mundo da Vela
Na Flammi Mundo da Vela são produzidos mais de 400 tipos de velas, feitas artesanalmente há mais de 14 anos. Utilizando uma técnica inédita no Brasil, as velas são esculpidas ao vivo em uma cena impressionante. Este trabalho, que leva apenas três minutos, tem como resultado uma produção criativa e colorida.

Vitivinícola Jolimont
Fundada em Canela no ano de 1948 por um francês, que escolheu a região pelo ótimo terroir. A Vinícola recebe muitos turistas que somados aos clientes cativos consomem toda a produção notoriamente de alta qualidade.

Cervejaria do Farol
A história da Cervejaria do Farol vem de longa data. Em 1763 em uma cidade pequena da Alemanha, iniciou-se a produção artesanal da cerveja pela família Bausch, eles mantiveram sua produção artesanal  enquadrada a lei de pureza alemã até 1516. Em maio de 2003, a família Bausch inaugurou a Cervejaria do Farol em Canela. Construída em uma área de quatro hectares de belas paisagens.

A Cervejaria do Farol possui três ambientes:
Bier Garten – ideal para fazer um happy hour ao ar livre com os amigos.

Restaurante – é servido pratos à la carte, petiscos, sopas, saladas e deliciosas sobremesas.

Cervejaria – aos fins de semana músicas ao vivo no bar, um ambiente descontraído e aconchegante. Chopp tipo Stout, ESB, Weiss e Pilsen, servidos no bar e no restaurante.

Há uma torre na Cervejaria que possui 32 metros de altura, essa torre é aberta para visitação, e ao chegar ao topo você terá uma vista esplendorosa de Canela.

Santuário Saiqui
Em 27 de setembro de de 1957, Reinaldo Dieterich doou a igreja uma Área de 3.000 m², sendo que no dia 07 de novembro, Teófilo Willrich doou mais 2.156 m². O território em que estavam localizados os terrenos é denominado como Saiqui, e foi doado para ali ser construída uma capela em homenagem a Santa Bernadete. Mais tarde o cônego João Marchesi comprou a parte restante da área pertencente a Reinaldo Dieterich, pelo fato de o local ter se tornado pequeno para abrigar os fiéis. Neste mesmo ano foi benzida a pedra fundamental da futura capela do Saiqui, porém era preciso decidir se seria dedicada à Nossa Senhora de Lourdes ou a Santa Bernadete. No entanto, devido a uma promessa da Sra. Ângela Rigotto, que participava todos os anos da festa em honra a Nossa Senhora de Caravággio em Farroupilha, em doar uma imagem da Santa à Canela, o Santuário acabou adotando como sua padroeira a Nossa Senhora de Caravággio; este fato ocorreu somente dois anos após a doação (l.959), devido a um pedido dos fiéis, após participarem da primeira Festa da Aparição da Santa, em 26 de maio de 1.961, que reuniu uma multidão em procissão desde a matriz em Canela até a capela do Saiqui.

Eco-diversão
Alpen Park
Um enorme complexo de aventura, diversão e entretenimento da Serra Gaúcha! Trenó, Tirolesa, Arvorismo, Escalada, Rapel, Quadriciclo, Alpen Kids, Touro Mecânico, Bungee Trampolim, Simulador Mini Rider, Cinema 4D, Interactive 5D, Montanha Russa e muito mais. Aberto diariamente das 9h às 18h com atrações para toda a família.

Apoema
Passeio de Quadriciclo: Os participantes poderão sentir a emoção de pilotar um quadriciclo por estradas de terra com as mais lindas paisagens de Canela. Todos os pilotos recebem as instruções do equipamento, todos passam por uma pista de testes antes de sair para o passeio. O monitor sempre acompanha os participantes mostrando e orientando sobre o trajeto. Quadriciclo sem marcha e tração 4x4, monitores especializados e equipamentos de segurança com saídas diárias.

Atitude Ecologia e Turismo
Foi fundada em 28 de agosto de 2000 e nestes anos a empresa adquiriu experiência com os receptivos em Ecoturismo e Aventura para as maiores operadoras de turismo aventura do Brasil e proporcionou para seus clientes a vivência nas melhores atividades de aventura na Serra Gaúcha.

Ecoturismo a Cavalo
Passeios por vistas espetaculares de mata nativa, flora e fauna silvestre com parada no mirante do Vale do Quilombo. Cavalos de raça crioula, dóceis, encilhados com selas confortáveis, acompanhados de guias experientes. Trilha do Quilombo: 1h 30min e Trilha do Xaxim: 45 min.

Parque das Sequóias
O Parque possui uma coleção de árvores, em especial as coníferas. Em trilhas para caminhadas você vai ver as Sequóias, espécie de árvore mais alta do mundo e a Ginkgo Biloba, espécie mais antiga sobre o planeta, além de outras variedades de pinus, ciprestes, araucárias, xaxins e erva mate. Venha conhecer este museu a céu aberto.

Programação – Temporada de Verão
Janeiro
20 e 21 de janeiro | Sábado e Domingo
CARACOL POR UM FIO
Caracol por um fio , um evento de Arte e Equilíbrio, oferecendo Shows de Highline e Trickline em um dos cartões postais de maior visitação da Serra Gaúcha, o Parque Estadual do Caracol em Canela.

Local: Parque Estadual do Caracol/ Canela-RS
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h

20 e 27 de janeiro | Sábados
FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Local: ao lado do Centro de Feiras
Horário: das 9h às 13h

21 e 28 de janeiro | Domingos
FEIRA DE CANELA
Feira cultural que acontece a céu aberto com a participação de expositores de artesanato, artes plásticas, antiquários, instituições e apresentações artísticas realizadas no Multipalco.

Local: Praça João Corrêa
Horário: das 9h às 17h

CAMPANHA SEJAMOS + HUMANOS - Consigo mesmo. Com o outro. Com o todo.

23 de janeiro | terça-feira
PALESTRA - DEUS, SEMI-DEUSES E AVATARESLocal: Grande Hotel Canela
Horário: 19h

24 de janeiro | quarta-feira
WORKSHOP UFOLOGIA SEGUNDO OS MANUSCRITOS VÉDICOS
Local: Grande Hotel Canela
Horário: das 18h30min às 22h

Fevereiro
03, 10, 17, e 24 de fevereiro | Sábados
FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Local: ao lado do Centro de Feiras
Horário: das 9h às 13h

04, 11, 18 e 25 de fevereiro | Domingos
FEIRA DE CANELA
Feira cultural que acontece a céu aberto com a participação de expositores de artesanato, artes plásticas, antiquários, instituições e apresentações artísticas realizadas no Multipalco.

Local: Praça João Corrêa
Horário: 9h às 17h

11, 12 e 13 de fevereiro | Domingo/ segunda-feira e terça-feira
CARNAVAL
Evento cultural voltado à interação dos blocos carnavalescos do município e da comunidade na comemoração do feriado mais popular do país.

Local: Praça e clubes

Março
03, 10, 17, e 24de março| Sábados
FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Local: ao lado do Centro de Feiras
Horário: das 9h às 13h

04, 11, 18 e 25 de fevereiro | Domingo
FEIRA DE CANELA
Feira cultural que acontece a céu aberto com a participação de expositores de artesanato, artes plásticas, antiquários, instituições e apresentações artísticas realizadas no Multipalco.

Local: Praça João Corrêa
Horário: das 9h às 17h

04 de março | Domingo
PASSEIO CICLÍSTICO NO PARQUE DO LAGO
Evento de turismo e lazer que pretende destacar a valorização dos espaços públicos do município através de um passeio ciclístico no Parque do Lago.

Local: Parque do Lago

PROGRAMAÇÃO INSTITUCIONAL PARA ASSOCIADOS
15 a 20de janeiro | Segunda a Sábado
CURSO DE QUALIFICAÇÃO - COMO IMPLEMENTAR UMA MÁQUINA DE VENDAS
Inscrições: até 11 de janeiro

02, 03, 16 e 17 de fevereiro | as sextas-feiras e sábados
CURSO DE QUALIFICAÇÃO - RECURSO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015 
Inscrições: até 28 de janeiro

23 de fevereiro | sexta-feira
CURSO CONHECENDO OS DIFERENTES TIPOS DE CHOCOLATE E A SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE
Inscrições: até 18 de fevereiro

26, 27 e 28 de fevereiro | segunda, terça e quarta-feira
CURSO DE QUALIFICAÇÃO - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PRÁTICA
Inscrições: até 20 de fevereiro

06 a 09 de março | Terça a Sexta-feira
CURSO DE QUALIFICAÇÃO – QUALIDADE NO ATENDIMENTO
Informações: O curso tem por objetivo orientação para uma postura profissional adequada as atividades de recepção, telefonia e atendimento ao público, utilizando metodologia teórica e prática sobre o tema.

Público Alvo: O curso é destinado aos profissionais que atuam diretamente com atendimento ao cliente, empresários, colaboradores, estudantes, e as pessoas interessados em se aperfeiçoar profissionalmente.

Clique aqui e faça sua reserva on-line

Museus, Parques, Tours, já sabe onde ir? Clique e compre seu ingresso.